31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

Faça bonito com Metabase: o dashboard builder simples, fácil e rápido

DIA:
05/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C503

Nível:
Intermediário

Sobre o workshop

Uma ótima ferramenta para análise e visualização de dados é a Metabase. A plataforma é de código aberto e promete facilitar a manipulação de dados mesmo por quem não entende da linguagem SQL. Neste workshop, Felippe Mercúrio, coordenador de tecnologia do Núcleo Jornalismo, em parceria com Henrique Rieger, estagiário do mesmo veículo, ensinou o básico da plataforma.

Durante a atividade, Felippe utilizou informações disponibilizadas pela plataforma da Base dos Dados, uma ONG que disponibiliza e organiza bancos de dados para que diferentes pessoas consigam acessar informações de interesse coletivo.

No workshop, todos criaram uma conta na plataforma Metabase em apenas alguns cliques. Na sequência, os participantes foram instruídos a ir à base de dados, filtrar pelas databases de política e, por fim, selecionar os bancos tanto com informações de candidatos quanto de financiamento. Ambas as bases são fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas foram extraídas e organizadas na página pela equipe da Base dos Dados.

Feito isso, bastou copiar um código disponibilizado pela Base de Dados para consultar o BigQuery do Datalake e conectar à Metabase. Ao importar as duas bases de dados, é possível pedir para a plataforma fazer diversos cruzamentos.

Desta forma, ao clicar em “Perguntas”, por exemplo, a Metabase compara ambas bases de dados e faz algumas inferências simples, como mostrar a relação de investimento por partido ou por candidato. Todo o processo é feito de forma um tanto intuitiva, já que a plataforma sugere possíveis cruzamentos.

Além de analisar os dados, a Metabase também ajuda a visualizá-los. Ela oferece uma série de opções de dashboards que organizam os cruzamentos de dados em diferentes tipos de gráficos. É possível exportar ou incorporar tais gráficos em diversos tipos de páginas.

Ao final do workshop foi apresentado o projeto Siga o Dinheiro, uma página criada em parceria da Base dos Dados com o portal de jornalismo jurídico JOTA. O projeto mostra como são gastos os R$ 4,9 bilhões do Fundo Eleitoral, que financia 32 partidos. A página tem diversos painéis que mostram quem recebeu o financiamento. Os dados podem ser organizados por candidatos, unidades federativas, partidos, cargos, gênero ou etnia. Todos os painéis foram montados e organizados justamente com a plataforma da Metabase.

Referências

felippe_nucleo

FELIPPE MERCURIO

Paulistano não praticante, radicado em Curitiba e fissurado por tecnologia. Felippe é especialista em planejamento e estruturação de aplicações, análises e bancos de dados (#teamSQL). Também é sócio e diretor de tecnologia da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, e líder técnico do site de notícias Núcleo Jornalismo.

henrique_rieger

HENRIQUE RIEGER

Estagiário de tecnologia no Núcleo Jornalismo.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.