31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

GERAÇÃO CIDADÃ DE DADOS

DIA:
05/11

HORÁRIO:
09:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Básico

Sobre o painel

O painel “Geração cidadã de dados” deu o pontapé inicial da 7ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais na manhã de sábado, 5 de novembro de 2022. Mediado por Paulo Talarico, jornalista da Agência Mural, a atividade contou com a participação de Kelly Bone, da Mídia Índia, e Paulo Mota, o Polinho, do data_labe. 

Primeira a falar, Kelly explicou o contexto de surgimento da Mídia Índia, no ar desde 2017, para dar voz aos povos tradicionais e dar visibilidade à sua luta e resistência. A ativista acredita que com um celular na mão, qualquer pessoa é uma comunicadora em potencial.

A Mídia Índia, segundo ela, ajuda a mostrar os diversos retrocessos que os povos indígenas vêm enfrentando em relação à demarcação de terras e às questões ambientais desde 2017. 

Kelly acredita que o veículo também ajuda a mostrar que os povos originários podem ocupar o lugar que quiserem e que sua existência ajuda a desmistificar estereótipos do senso comum sobre o que é ter uma identidade indígena.

Já Polinho, do data_labe, ressaltou em sua fala inicial ter notado a ausência de profissionais negros na área de dados no início de sua carreira. Ele ressaltou o impacto da presença de profissionais majoritariamente brancos na elaboração de bases de dados, que acabam por não refletir a realidade de populações negras, periféricas e faveladas.

Como exemplo de uma iniciativa que vai na contramão dessa lógica, ele explicou o processo de elaboração da pesquisa #PorQueEu, feito em parceria com o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), que busca evidenciar como o racismo faz com que as pessoas negras sejam o perfil alvo das abordagens policiais no país.

Referências da atividade

paulo-talarico

PAULO TALARICO

Editor-chefe e cofundador da Agência Mural, é formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e em História pela Universidade de São Paulo.

paulomota

PAULO MOTA

Nascido e criado em Manaus, atualmente mora no Rio de Janeiro, onde atua como coordenador de dados no data_labe. Possui mestrado e atualmente está no doutorado em Epidemiologia e Ciência de Dados Populacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Polinho acredita e trabalha para a democratização das tecnologias, feitas por todas as pessoas de forma livre e soberana.

kellybonne

KELLY BONE

Sobrinha da grande liderança indígena Sônia Guajajara e de Erisvan Bone, fundador da Rede Mídia Índia.
Atua como Social Mídia na Rede Mídia Índia, é ativa nos movimentos de Juventude, Mulheres e LGBTQIA+ Indígena.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.