31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

GITHUB PARA JORNALISTAS

DIA:
06/11

HORÁRIO:
14:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C605

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Engenheira de software, Carla Vieira apresentou o GitHub, plataforma de hospedagem de arquivos e códigos de programação, amplamente utilizada para o desenvolvimento de projetos de código aberto. Na oficina introdutória, Carla mostrou como a ferramenta funciona, suas principais funções e como ela pode ser usada no trabalho jornalístico.

O GitHub incentiva a transparência no tratamento de dados e garante, por exemplo, a reprodutibilidade em projetos e reportagens. A partir da documentação do código e da disponibilização das bases de dados utilizadas, qualquer pessoa pode ter acesso aos dados brutos e refazer o processo conduzido pelo(a) jornalista. 

A plataforma também é uma importante ferramenta de aprendizado, já que permite a consulta a códigos abertos e às anotações detalhadas deixadas pelos autores dos projetos. Carla explicou que, para colaborar para esta cultura de transparência, o usuário deve documentar seus projetos adequadamente, além de caprichar no README, arquivo fundamental que apresenta o projeto, sua finalidade e o passo a passo de seu desenvolvimento.

Para começar a explorar o GitHub, é preciso criar uma conta. A plataforma pode ser acessada tanto pelo navegador quanto pelo desktop ou terminal do computador. Após a criação de suas contas, os participantes da oficina aprenderam a executar uma série de tarefas no GitHub, como criar um repositório e editar suas informações, importar um arquivo CSV, propor alterações em um código e colaborar em repositórios de outros usuários por meio da sugestão de melhorias, resolução de erros ou complementação de trabalho. 

Durante a atividade, a instrutora mostrou como comparar diferentes versões de um mesmo projeto, desenvolvidas em locais diferentes, a fim de gerenciar conflitos de versões. Carla ensinou ainda como acessar o histórico de modificações de um projeto para eliminar possíveis problemas com o código sem comprometer toda a estrutura do trabalho.

Referências da atividade

carlavieira

CARLA VIEIRA

USP / Perifacon

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.