31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

INVESTIGANDO DADOS TERRITORIAIS E FUNDIÁRIOS

DIA:
06/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C503

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Geógrafo e pesquisador, Eduardo Carlini discutiu nesta atividade um dos temas de maior relevância no Brasil e iniciou os participantes na busca por dados agrários e agrícolas, além de compartilhar alguns trabalhos produzidos pelo programa de webTV De Olho nos Ruralistas. 

O ponto de partida da atividade foi a reflexão sobre a força do campo no Brasil. Considerando que o maior grupo de parlamentares, ou seja, a maior bancada política representa os interesses do agronegócio, o campo e a estrutura fundiária do país têm sido objeto de pesquisa e investigação de muitos jornalistas e pesquisadores. 

Ao longo da oficina, o palestrante trouxe visualizações de trabalhos produzidos para inspirar e responder a pergunta “O que é possível fazer com esses dados?”. Os trabalhos giram em torno de temas como ocupações irregulares de terras indígenas, concentração fundiária, áreas produtivas do Brasil, identificação dos beneficiados pelo fogo no Pantanal entre 2019 e 2020, por meio de cruzamento de dados e geoprocessamento. 

No momento mais dinâmico e prático do workshop, os participantes navegaram pela base do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), um compilado de todos os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na área “Pesquisas”, seção “Economia” e subseção “Agropecuária” encontram-se os dados do Censo Agropecuário (atualizado pela última vez em 2017) e dados da Produção Agrícola Municipal (PAM). 

Na variável “Número de estabelecimentos agropecuários” (tabela 6880), é possível personalizar o layout da tabela e suas variáveis, filtrar grupos de atividade econômica e de práticas agrícolas, além de buscar por regiões e municípios. Esta última é valiosa por permitir a comparação entre cidades do Brasil. 

Eduardo apresentou ainda o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF-INCRA), que disponibiliza informações atualizadas e georreferenciadas de imóveis rurais, e o QGIS, software de geoprocessamento que gerar visualizações customizadas das informações levantadas a partir das bases de dados. 

Ao fim da atividade, os participantes puderam explorar os dados extraídos no mapa do Brasil e realizar o exercício de gerar uma visualização que identificou a sobreposição de terras privadas em terras indígenas.

Referências da atividade

Eduardo_Carlini

EDUARDO CARLINI

É geógrafo e professor. Trabalha com cartografia e análise de dados da questão agrária e indígena no Brasil. Integra a equipe de pesquisadores do observatório De Olho nos Ruralistas.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.