31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

INVESTIGANDO garimpo e mineração: uma experiência com o amazônia minada

DIA:
06/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C511

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Neste workshop, Fábio Bispo, repórter investigativo do InfoAmazonia em parceria com o Report for the World, apresentou o contexto legislativo da mineração nos estados da Amazônia Legal e compartilhou um panorama geral da interferência das atividades em terras indígenas e unidades de conservação por meio do projeto Amazônia Minada.

No início da oficina, o instrutor comentou os principais dispositivos legais que tratam sobre o direito indígena à terra no Brasil. O art. 231, § 7º da Constituição Federal, por exemplo, veda a atividade garimpeira em território indígena. Já a Portaria Interministerial nº 60/2015 e a Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada pelo Decreto nº 5.051/2004, determinam regime de licenciamento especial para projetos que afetem as terras indígenas, bem como a realização de consulta aos povos interessados sempre que medidas legislativas ou administrativas possam afetá-los.

Em contrapartida, o Projeto de Lei nº 191/2020, de iniciativa do governo Bolsonaro e que está em tramitação na Câmara dos Deputados, permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas, mediante autorização do Congresso Nacional. E o Projeto de Decreto Legislativo nº 177/2021 tramita na Câmara dos Deputados com o intuito de extinguir o tratado firmado pela Convenção n°169 da OIT.

Fábio também tratou da Agência Nacional de Mineração (ANM), autarquia federal que regulamenta e fiscaliza as atividades de pesquisa, lavra, garimpo, e extração de recursos minerais, fósseis e de materiais para construção civil. É a partir de dados de requerimentos de processos minerários encaminhados à ANM que o Amazônia Minada acompanha, desde 2019, processos de mineração em unidades de conservação e terras indígenas no país. 

Apresentando o projeto, o palestrante explicou que a plataforma mapeia e disponibiliza as informações sobre os processos em um painel interativo e também disponibiliza os dados em formato aberto para download, atualizando as informações diariamente. Sempre que um novo processo é registrado, o robô @amazonia_minada publica um alerta no Twitter.

No painel interativo da plataforma Amazônia Minada é possível pesquisar facilmente informações sobre requerimentos específicos do sistema da ANM. Durante a atividade, Fábio explicou ainda como explorar os dados aplicando filtros sobre uma série de categorias, como as fases do processo de mineração, empresas, etnias, territórios indígenas e unidades de conservação afetadas, substâncias exploradas, tipos de uso e fases de homologação.

Referências da atividade

fabio-bispo

FÁBIO BISPO

Repórter investigativo do InfoAmazonia em parceria com o Report for the World. Tem foco na cobertura política, transparência pública, jornalismo de dados e questões ambientais. Em mais de uma década de atuação, já colaborou como freelancer para diversas publicações, como Estadão, Folha de S. Paulo, Revista Piauí, Intercept Brasil, Congresso em Foco, Agência Pública, entre outros.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.