31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

MÃOS NA MASSA COM TABLEAU: COMO VISUALIZAR E COMUNICAR DADOS DE FORMA SIMPLES E INTUITIVA

DIA:
02/11

HORÁRIO:
10:30h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Você sabia que o ser humano consegue processar uma imagem 60 mil vezes mais rápido que um texto? É por isso que a visualização de dados é tão importante. Mas nem sempre quando estamos com a nossa planilha em mãos sabemos qual é o melhor gráfico para representá-la. 

Nesta hora, o Tableau pode ser seu aliado. A partir das variáveis que você seleciona, o software sugere as melhores opções de visualização. Isso é demonstrado neste workshop conduzido por André Piotto, líder em Solution Engineering na Tableau.

Ao longo de uma hora e meia de sessão, Piotto faz uma breve explanação sobre a evolução da ciência de dados e a importância de apostar na visualização. Em seguida, parte para a resolução de uma série de exercícios. 

Os dados utilizados na parte prática são os de uma empresa internacional de varejo. No final do workshop, ao olhar para os gráficos construídos, você poderá tirar as próprias conclusões sobre a situação do negócio. Talvez seja o caso de convocar uma reunião da diretoria. 

O primeiro requisito para conseguir acompanhar o workshop é baixar o Tableau Desktop na sua máquina (disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac). Em seguida, faça o download do arquivo dos exercícios práticos. Quem não tem a assinatura de um plano, pode aderir à versão de avaliação gratuita por 14 dias. 

Cumpridas essas etapas, o arquivo dos exercícios será aberto no Tableau Desktop. Tenha atenção às abas na parte inferior do documento (semelhante às dos editores de planilhas): é lá que estão conteúdos extras, gabarito e instruções de resolução. 

Nem todos os exercícios que constam no documento puderam ser resolvidos durante o workshop, como o mapa das vendas em cada país. No entanto, todos eles possuem instruções de como resolver. No exemplo em questão, basta acessar a aba “6 – Mapas (Passos)” e ler o passo a passo no campo “legenda”, localizado no canto direito da tela.

Os exercícios que foram resolvidos ao longo do workshop foram os da abas:

• “3 – Small Multiples”: um gráfico multidimensional de barras, que mostrou vendas e lucro por categorias de regiões;
• “4 – Séries de Tempo”: um gráfico de linha que mostrou as vendas ao longo do tempo;
• “5 – Diagramas de Dispersión”: um gráfico de dispersão das vendas correlacionadas com o lucro.

Feitas as visualizações, nos minutos finais, Piotto mostra como colocá-las em um dashboard. Confira!

Referências da atividade

andre-piotto

ANDRÉ PIOTTO

É líder em Solution Engineering na Tableau. Possui mais de 15 anos de experiência em TI com passagens pela Siemens e CA Technologies. Formado em Engenharia Elétrica pela FEI, pós graduado em Engenharia de Informação pelo IPT/USP e FIAP e com especializações em Ciência de Dados pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é apaixonado pelo universo analítico e por encontrar soluções para problemas difíceis. Aproveita suas horas livres ao lado de sua filha Giovanna, de 6 anos.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.