31/10 A 3/11 – ONLINE

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de práticas para posicionar conteúdos de um site no Google e em outros buscadores da web. Está relacionado à probabilidade de acertar o que a audiência pensa e o tipo de conteúdo que ela quer consumir. Trata-se de produzir conteúdo para as pessoas, com base no que elas estão buscando. Por outro lado, ao se analisar os dados de SEO, é possível entender o que as pessoas estão procurando na Internet.

Neste workshop, Daniela Flor, jornalista e Product Owner de Audiência no Estadão, explicou a importância do SEO e dos dados de audiência e de buscar entender quem é o público consumidor dos conteúdos online e os seus interesses para identificar oportunidades. Ela apresentou dez ferramentas, entre elas o Google Analytics e o Search Console, para auditoria e acompanhamento de SEO, identificação de tendências em pesquisas no Google, sugestão de palavras-chave e análise de concorrentes. Entre as opções disponíveis na Web existem diversas ferramentas abertas e gratuitas, e também ferramentas pagas.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de sites amplamente utilizada, que possibilita o monitoramento de informações relacionadas a interações e comportamentos de usuários na Internet. Há três métricas especialmente relevantes no Google Analytics: usuários, sessões e total de páginas visualizadas. São as categorias básicas para conhecer quantos dispositivos acessaram determinado site, qual o número de visitas e as visualizações recebidas.

O número de usuários corresponde à quantidade de dispositivos que visitaram o site analisado durante o período de até 30 dias. Já a origem de tráfego tem a ver com as sessões e mostram onde as pessoas começaram as visitas, na página inicial ou em uma página específica, por exemplo. As visualizações de página (pageviews) mostram quantas visualizações as páginas do site receberam e são comparáveis apenas às páginas internas, e não tem relação com outros sites.

Uma característica da audiência do Google é que quando o usuário acessa o buscador, ele já sabe o que quer e vai escolher o conteúdo que entregar melhor o que procura. Nesse sentido, pesquisas sobre a audiência auxiliam na criação de oportunidades para expandir o tráfego de um site. Existem duas maneiras de olhar para dados sobre audiência: a partir das informações da audiência interna ou da audiência externa. Por meio da audiência interna é possível identificar temas em que o site é referência mas ainda não sabe. Já as informações da audiência externa, provenientes de outros sites e de pesquisas na Web, fornecem referências para novos assuntos e conteúdos em alta abordados pelos concorrentes. Ao longo da oficina, a palestrante mostrou exemplos de como navegar entre esses dois conjuntos de dados.

A instrutora apresentou ainda ferramentas de sugestão de palavras-chave (keywords), como o Keyword Magic Tool da Semrush, e de buscas relacionadas, como o Google Trends, que servem para descobrir o que as pessoas pesquisam no Google e em outros buscadores. E, segundo Daniele, podem revelar interesses e curiosidades que, muitas vezes, os usuários não compartilham com mais ninguém.

Referências da atividade