31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

O bê-a-bá do orçamento municipal em 15 sugestões de pauta

DIA:
05/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C511

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Neste workshop, o jornalista Cristiano Pavini tratou de um tema muito importante não só para jornalistas como para todos os cidadãos: o orçamento público. Foram apresentadas possibilidades de pautas jornalísticas a partir de dados orçamentários e ferramentas de visualização para a apresentação das informações obtidas.

Fugindo de termos jurídicos, que muitas vezes dificultam o entendimento sobre o assunto, o palestrante abordou conceitos básicos sobre o orçamento a partir do artigo 165 da Constituição Federal, que determina a elaboração de três peças orçamentárias: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na sequência, Cristiano falou sobre a leitura do orçamento, dando destaque para a ação, o nível mais detalhado da estrutura orçamentária e que permite a compreensão de qual política pública ou serviço a prefeitura está implementando na ponta, impactando diretamente a vida da população. 

O jornalista apresentou exemplos dos municípios de Mogi das Cruzes (SP) e Ribeirão Preto (SP) para mostrar como o orçamento é estruturado nos portais da transparência. Geralmente, os arquivos são disponibilizados em formato PDF pesquisável. Caso alguma cidade não disponibilize os documentos desta forma, Cristiano sugere utilizar o Pinpoint para facilitar a busca por palavras-chave. Basta carregar o documento e a ferramenta irá fazer o reconhecimento de caracteres e habitar a busca textual. 

Ao longo da atividade, foram  sugeridos caminhos para jornalistas e repórteres transformarem o tema do orçamento em pauta nas redações. Uma das opções é gerar visualizações de dados orçamentários utilizando plataformas gratuitas como o Flourish. 

O palestrante também mostrou a riqueza de informações e possibilidades de análise da execução orçamentária dos municípios, especialmente quanto a informações de liquidação, que mostram exatamente o que as prefeituras executaram ao longo do ano e permitem comparar o que foi previsto (orçamento inicial) com o que foi feito de fato (orçamento atualizado). 

Por fim, partindo de sistemas de informação públicos das áreas da saúde, educação, saneamento básico, dados contábeis e fiscais do setor público, Cristiano sugeriu pautas a partir da análise dos gastos públicos com políticas públicas, da comparações de dados e indicadores entre cidades e regiões, e reforçou a importância dos jornalistas traduzirem as informações em uma linguagem compreensível para a população.

Referências da atividade

cristianopavini

CRISTIANO PAVINI

Cristiano Pavini atuou como repórter entre 2012 e 2019 em jornais diários de Bauru e Ribeirão Preto. No terceiro setor, foi superintendente do Instituto Ribeirão 2030, coordenando políticas públicas voltadas para a Agenda 2030 da ONU, em especial ampliação da transparência e controle social. Em 2019 lançou o Farolete, portal local independente que se transformou em agência de notícias com apoio do ICFJ (International Center for Journalists). Utiliza técnicas de DDJ para produzir reportagens de impacto, com foco na ampliação da eficiência da administração pública e redução de desigualdades.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.