31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

PEGA QUE O DADO É SEU: USANDO A WIKILAI PARA PEDIR DADOS PÚBLICOS

DIA:
01/11

HORÁRIO:
10:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Com certeza você conhece a Wikipédia e já deve ter recorrido a ela para sanar alguma dúvida ou curiosidade do dia a dia. Neste workshop você será apresentado à WikiLAI, uma ferramenta que tem a mesma cara da Wikipédia, mas focada em um único tema: o acesso à informação pública no Brasil. 

A WikiLAI é um manual online com tudo o que você precisa saber para ter em mãos dados públicos. Desde que a Lei de Acesso à Informação (LAI) foi sancionada, em 2011, qualquer cidadão no país tem o direito de obter dados dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis municipal, estadual e federal. 

Desenvolvida pela Fiquem Sabendo, agência de dados independente e especializada na LAI, a WikiLAI foi lançada em 18 de novembro de 2021, em comemoração ao aniversário de 10 anos da publicação da lei no país. 

Mas por onde começar? Para quem enviar o pedido? De que forma escrever a solicitação? Essas e outras perguntas podem ser respondidas consultando a WikiLAI. O portal reúne dicas, tutoriais, modelos de pedido de acesso à informação, glossário de termos técnicos recorrentes nos trâmites da LAI e muito mais. 

Os primeiros passos para acessá-la você confere neste workshop. Quem nos conduz nessa jornada é Taís Seibt, jornalista, professora e coordenadora da área de Educação da Fiquem Sabendo. Ao longo de 1h30, ela:

• demonstra como navegar pela WikiLAI, destacando seções importantes num primeiro contato com a ferramenta;•
• faz um resgate histórico do surgimento da LAI e dos desafios ainda impostos para a transparência pública no país;
• lista uma série de dicas para formular um pedido de acesso à informação bem embasado (spoiler: tá liberado fazer “ctrl+c” e “ctrl+v” nos conteúdos da WikiLAI) e explica o que fazer quando ele é negado;
• mostra o impacto da transparência para a sociedade, exibindo reportagens que puderam ser produzidas com dados que foram libertados via LAI;
• responde perguntas do público sobre dificuldades reais vivenciadas na hora de obter dados de governos.   

A WikiLAI fornece recursos para que as pessoas se apropriem de algo que lhes é de direito: os dados públicos.

Referências da atividade

taisseibt

TAÍS SEIBT

Jornalista, gerente de Educação na agência de dados Fiquem Sabendo, professora na Escola da Indústria Criativa da Unisinos e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é criadora da ​Afonte Jornalismo de Dados​, coordena o Desafio Nuvem de Educação Midiática (Unisinos) e é uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP).

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.