31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

VISUALIZAÇÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS EM R

DIA:
06/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C513

Nível:
Intermediário

Sobre o workshop

Neste workshop, o auditor do Tesouro Nacional Fernando Barbalho mostrou como utilizar dados e pacotes de códigos disponibilizados pela própria equipe do Tesouro para fazer análises e reportagens sobre gastos da União, orçamento e dívida pública com bases robustas que permitem descobertas e recortes diferenciados.

Para começar, Barbalho apresentou uma série de ferramentas disponíveis no site Tesouro Transparente, com gráficos, séries de dados e até quizzes para quem quiser testar os conhecimentos. Os dados são abertos e estão disponíveis em planilhas ou por meio de API.

A partir de algumas dessas bases, o palestrante mostrou quatro pacotes de códigos na linguagem R com funções e métodos necessários para extração, limpeza, manipulação e filtragem dos dados. O primeiro é o rtn, que traz informações sobre o Resultado do Tesouro Nacional, com descrição das receitas e despesas primárias do Governo Central. Dentro do pacote há códigos prontos para examinar a estrutura de contas, as transferências para estados e municípios e a série temporal, por exemplo.

O segundo é o pacote rcofog, que traz as despesas por função do Governo Central, como saúde, educação, proteção social e defesa, seguindo a classificação da OCDE e da ONU.  Há também o pacote rgfs, que trabalha com as estatísticas de finanças públicas internacionais, e permite a comparação entre o Brasil e outros países ou blocos de países. E, por fim, o pacote siconfibd, que usa planilhas do site Base dos Dados com dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O código permite, por exemplo, buscar contas disponíveis e a análise da participação de contas específicas no orçamento de municípios.

Todos esses pacotes têm a função de facilitar as análises de finanças públicas por jornalistas. Mas, para reproduzi-los, é preciso ter um conhecimento inicial do R, linguagem utilizada principalmente na análise estatística.  Para trabalhar com os dados, o jornalista tem que importar os pacotes e rodar os códigos em um programa que trabalhe com R. Na atividade, Barbalho recomendou a utilização do RStudio Cloud, serviço gratuito e online oferecido pelo RStudio.

Para finalizar, o palestrante mostrou códigos, dentro dos pacotes apresentados, que permitem a visualização dos dados por meio de gráficos e da emulação dos painéis disponibilizados no portal Tesouro Transparente.

Referências da atividade

Fernando Barbalho

FERNANDO BARBALHO

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A trajetória profissional e acadêmica mais recente está principalmente relacionada a dados abertos e desenvolvimento de produtos que resultem em maior transparência do Setor Público brasileiro. Nos finais de semana costuma utilizar o R para investigar perguntas de pesquisa que escapam ao mundo das finanças públicas.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.