Como tomar boas decisões no design de visualização de dados

ESTE WORKSHOP FEZ PARTE DO CODA.BR 2020. JUNTE-SE AO NOSSO PROGRAMA DE MEMBRESIA E GARANTA ACESSO À PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CODA.BR 2021.

SOBRE A PALESTRA

Nesta palestra, você terá a oportunidade de aprender o passo a passo do trabalho com visualização de dados, com uma das maiores referências na área: o jornalista e designer Alberto Cairo. Além disso, você poderá conhecer um pouco da história da visualização de dados, ferramentas e exemplos do que fazer ou não ao construir gráficos.

O instrutor mostra porque estamos vivendo em uma “era de ouro” dos gráficos de informação, trazendo ao mesmo tempo mitos e equívocos que atrapalham a atuação de jornalistas na visualização de dados. Segundo Alberto, as visualizações não devem se basear em regras rígidas, mas sim serem guiadas por escolhas fundamentadas e justificadas. O tema da palestra é parte de uma pesquisa de Alberto Cairo sobre o tema, que deve virar livro em 2021.

Na atividade, você aprenderá a caminhar do ponto de partida de um projeto de visualização de dados a partir de cinco perguntas: 

  1. Por que minha visualização deve existir? 
  2. O que visualizar? 
  3. O quanto visualizar? 
  4. Como visualizar? 
  5. Que estilo utilizar?

Por meio da discussão e análise de outros projetos de visualização de dados, jornalísticos, artísticos, institucionais, você verá a aplicação dessas perguntas na prática e terá contato com conceitos e métodos para utilizar em seus próximos projetos. Além disso, Cairo aborda novas referências para se inspirar e ferramentas, desde as mais simples sem utilizar programação até as mais sofisticadas.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

FERRAMENTAS E REFERÊNCIAS

alberto

Alberto Cairo

É jornalista e designer, e Professor Knight em comunicação visual na Universidade de Miami. Foi diretor de gráficos no El Mundo online, na Espanha e na Editora Globo, no Brasil, e hoje, além de dar aulas, também é consultor e educador em visualização, tendo trabalhando para Google, Microsoft, e várias agências do governo dos EUA, além da União Europeia e muitos outros. E autor de vários livros. O mais recente é ‘How Charts Lie’ (‘Como Mentem os Gráficos’).

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA