Conhece a ti mesmo: como evitar vieses em suas análises de dados

SOBRE O WORKSHOP

Há um esforço, presente em todas as etapas do fluxo de trabalho com dados, que sempre precisamos ter em mente para garantir a qualidade de nossos projetos: evitar os vieses. Isso quer dizer que, ao analisar dados, precisamos estar atentos às tendências dos dados e ferramentas que utilizamos, assim como nossos próprios vieses. Neste workshop, Natália Mazotte, co-fundadora da Escola de Dados, explica mais sobre o que são, como se manifestam e como podemos escapar dos vieses.

Natália apresenta como essas decisões inconscientes podem nos fazer cair em julgamentos inadequados, especialmente no trabalho jornalístico com dados. Além disso, ela introduz alguns conceitos chave do livro “Rápido e Devagar – Duas formas de pensar”, do vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman – uma das publicações mais relevantes sobre economia comportamental no momento.

Você aprenderá sobre os vieses cognitivos que podem nos atingir no dia a dia: de confirmação, de disponibilidade, de enquadramento (e a Teoria da Perspectiva) e de ancoragem (e o Efeito Priming). E também sobre aqueles que podem nos afetar no fluxo de trabalho com dados: viés de seleção em amostragem, viés de resposta, viés de sobrevivência e viés de variável omitida.

Você dará o primeiro passo para evitar os vieses em seu trabalho: saber reconhecê-los. Mas, além disso, receberá dicas práticas de como evitá-los em suas análises de dados.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

FERRAMENTAS E REFERÊNCIAS

Natália Mazotte

É jornalista e consultora especializada em dados e tecnologia. Recebeu em 2019 a bolsa John S. Knight em Stanford. É diretora da Abraji e foi diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde liderou projetos premiados de inovação cívica e capacitação em uso de dados para impacto social. Co-fundou a Escola de Dados e a Gênero e Número, startup de jornalismo de dados com foco em gênero, e criou a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br). É instrutora em cursos do Centro Knight, da Universidade do Texas.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM