Desbravando dados eleitorais no R com o CepespData

SOBRE O WORKSHOP

Imagine que você acaba de receber uma pauta sobre a sub-representação das mulheres no Congresso Nacional. É pedido que você analise as candidaturas femininas nas eleições de 2018. Quantas mulheres foram eleitas, a que partido e estado pertencem. O que você faz? Quais são todos os passos que você terá de tomar?

Esse é o desafio que você aprenderá a solucionar no workshop do Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (Cepesp/FGV). A equipe do Cepesp/FGV ensina como trabalhar com a linguagem de programação R utilizando dados do CepespData, que tem por objetivo facilitar o acesso integrado às bases de dados disponibilizadas pelo TSE em seu repositório. 

Durante a atividade, você compreenderá a rotina necessária para responder àquelas perguntas no R, a partir do repositório do CepespData. A base é um script, disponível também para os participantes, com todas as funções necessárias e explicações sobre porque executá-las. 

Também será apresentado o fluxo de trabalho com dados dentro da linguagem de programação R. Você conhecerá a estrutura básica de uma função no R, seus operadores lógicos e bibliotecas que lhe serão úteis para além da pergunta sobre as candidaturas políticas femininas. A partir desse tema, você aprenderá a coletar, filtrar e visualizar dados, instalar pacotes, cruzar tabelas, criar novas variáveis e construir gráficos dentro do próprio RStudio.

NÍVEL

Intermediário

DURAÇÃO

1:30h

FERRAMENTAS E REFERÊNCIAS

lara

Lara Mesquita

É cientista política, pesquisadora do FGV Cepesp, membra da Câmara de Pesquisadores do Cebrap e professora da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP.

rebeca

Rebeca Carvalho

É bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH/USP. Atualmente é assistente de pesquisa no Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp). Possui experiência em tratamento, análise e visualização de dados na linguagem R.

guilherme

Guilherme Russo

É doutor em Ciência Política pela Universidade Vanderbilt e pesquisador do FGV Cepesp.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA