Desbravando dados eleitorais no R com o CepespData

04/11

14:00

Atividade exclusiva para pessoas inscritas.
Inscreva-se já ou faça login para ter acesso.


SOBRE O WORKSHOP

Em toda eleição, muitos dados sobre os candidatos, partidos e eleitores são gerados, mas organizar toda essa informação e executar uma análise nem sempre é fácil. Neste workshop, você aprenderá como navegar os dados eleitorais e como a plataforma do CepespData pode facilitar a sua vida. Especificamente, vamos mexer nos dados eleitorais usando o programa R e você vai aprender uma série de funções simples para baixar e manipular os dados, assim como fazer análises sobre os padrões de votos entre partidos e cidades. Portanto, o workshop será uma mistura de ciência política com ciência de dados.

NÍVEL

Intermediário

DURAÇÃO

1:30h

PRÉ-REQUISITOS

Experiência com programação e análise de dados podem facilitar o desempenho na atividade. Será necessário instalar os softwares R e R Studio.

Leituras recomendadas

1. Tutorial do CEPESP DATA – ensina desde a instalação do R e RStudio (softwares necessários na atividade) até a produção de visualizações com os dados da API do Cepesp;
2. GitHub do CEPESP DATA – para aqueles que possuírem curiosidade, o repositório tem documentado todo o processo de desenvolvimento da API;
3. Documentação do CEPESP DATA – possui uma explicação detalhada sobre o projeto e poder ser útil para aqueles que querem se familiarizar com o tema da atividade.
lara

Lara Mesquita

É cientista política, pesquisadora do FGV Cepesp, membra da Câmara de Pesquisadores do Cebrap e professora da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP.

rebeca

Rebeca Carvalho

É bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH/USP. Atualmente é assistente de pesquisa no Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp). Possui experiência em tratamento, análise e visualização de dados na linguagem R.

guilherme

Guilherme Russo

É doutor em Ciência Política pela Universidade Vanderbilt e pesquisador do FGV Cepesp.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

APOIO DE MÍDIA