Introdução à Inteligência Artificial para Jornalistas

SOBRE O WORKSHOP

A inteligência artificial (IA) é uma realidade em muitas indústrias e, cada vez mais, está revolucionando também o jornalismo. Através do aprendizado de máquina, já é possível automatizar a transcrição de áudios, a checagem de informações, a criação de bases de dados de interesse público e até a tradução de reportagens. Neste workshop, você vai conhecer diversos casos em que a aplicação da inteligência artificial permitiu que o trabalho dos jornalistas alcançasse outro patamar. Com a orientação de Marco Túlio Pires, jornalista, programador e coordenador do Google News Iniciative no Brasil, você vai aprender os principais conceitos da área, conhecer as melhores práticas que estão sendo usadas no jornalismo e saber a dar os primeiros passos para a implementação da IA no seu trabalho.

Após diferenciar noções básicas sobre inteligência artificial, como aprendizado de máquina (machine learning) e aprendizagem profunda (deep learning), o jornalista Marco Túlio Pires comenta as diferentes áreas em que a IA está presente, incluindo os seus usos dentro do Google. Algumas ferramentas, como o Google Tradutor, evoluíram bastante graças a essas tecnologias, permitindo que hoje já seja possível traduzir um letreiro apenas apontando a câmera do celular, por exemplo.

Em seguida, o workshop exibirá uma gama de casos em que a inteligência artificial é usada para expandir as possibilidades do jornalismo. Entre eles, está o Global Fishing Watch, um site que usa machine learning para mapear os locais onde há pesca ilegal no mundo. Já a plataforma Confere.AI, do Jornal do Commercio, utiliza inteligência artificial para checar informações, verificando a presença de elementos enganosos em conteúdos na web. Outro exemplo mostrado, agora na área de criação de base de dados, é o projeto Documenting Hate, que usou IA para mapear os crimes de ódio que ocorreram entre 2016 e 2019 nos Estados Unidos.

Depois de inspirar a turma com a exibição de diferentes aplicações da inteligência artificial na prática jornalística, o workshop termina ensinando como cada um pode usar o machine learning para automatizar tarefas de classificação e expandir as suas possibilidades em investigações, de forma simples e sem necessidade de conhecimentos aprofundados em programação. De ferramentas úteis para começar a estudar até orientações sobre como convencer a inclusão dessas tecnologias dentro das redações, o workshop garante uma visão 360º que estimulará você a olhar a inteligência artificial como um mar de possibilidades.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

ferramentas e referências

marco-premio

Marco Túlio Pires

É o coordenador do Google News Initiative no Brasil. Jornalista e programador, foi coordenador de telejornais na Globo e repórter de ciência em VEJA. Liderou as áreas de transparência, tecnologia e inovação na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e também foi coordenador da Escola de Dados no Brasil. Antes do Google, foi gerente global da School of Data supervisionando os trabalhos da rede em 15 países.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM