Introdução ao pensamento computacional

SOBRE O WORKSHOP

Com o crescimento dos debates sobre redes sociais e o papel da  tecnologia em nossas vidas, cada vez mais falamos sobre algoritmos. Neste workshop, a cientista computação Nina da Hora mostra que os algoritmos não se resumem a códigos de computador, introduzindo a noção de pensamento computacional e uma reflexão crítica sobre a noção de algoritmo e tecnologia.

Na atividade, você conhecerá as etapas do pensamento computacional em detalhes e como aplicar estes conceitos na sua vida cotidiana, seja online ou offline. São abordados quatro passos: 

  1. Decomposição: dividir os problemas em partes menores para facilitar a resolução;
  2. Reconhecimento de padrões: identificar características entre problemas e soluções;
  3. Abstração: filtragem e classificação de dados;
  4. Algoritmo: trabalhar a estratégia ou criar um conjunto de instruções claras e necessárias, ordenadas para a solução do problema;

Na atividade, Nina apresenta a estrutura do pensamento computacional em três campos: educação, incluindo a digital e formal; ciência da computação, e claro, incluindo a programação; e cidadania digital, envolvendo a tecnologia e redes sociais. Você aprenderá ainda sobre o papel do pensamento computacional na aproximação da computação de outras disciplinas e na alfabetização digital. Por fim, terá a oportunidade de refletir criticamente sobre conceitos de evolução tecnológica e segurança da informação.

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

FERRAMENTAS E REFERÊNCIAS

anacarolina

Ana Carolina da Hora

Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference. Research Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020. Criadora do Ogunhe Podcast e colunista do MIT Tech Review Brasil.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

R Consortium

Hivos

Reino dos Países Baixos

U.S Embassy and Consulate

APOIO DE MÍDIA