Apresentações relâmpago

SOBRE AS APRESENTAÇÕES

Já tradição na Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), as apresentações relâmpago ocorreram no último dia da sexta edição do Coda.Br, no dia 13 de novembro de 2021. A atividade contou com a participação de Lia Barcellos (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Francisco Alves (Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais), Antonio Oviedo (Instituto Socioambiental – ISA), Nitai Bezerra da Silva (Ministério da Economia), Nicolle Cysneiros (Labcodes Software Studio) e mediação de Adriano Belisario (Escola de Dados).

Conheça a seguir os inovadores e inspiradores projetos apresentados pelos convidados do encontro:

Alertas+

O pesquisador do Instituto Socioambiental Antonio Oviedo apresentou a plataforma de dados Alertas+, que monitora e organiza as informações sobre pressões e ameaças aos territórios indígenas e territórios de ocupação tradicional. O projeto oferece dados sobre a Amazônia Legal mas também deve expandir para outros biomas brasileiros no futuro – a inclusão do Cerrado, por exemplo, já foi iniciada.

Além disso, o Alertas+ fornece diversas fontes de dados sobre desmatamento, queimadas, mineração e degradação florestal a partir de fontes como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Imazon e outras organizações do terceiro setor. O site também disponibiliza dados de fogo e desmatamento da NASA.

O elemento central da plataforma é o painel que realiza o monitoramento. Nele, os alertas podem ser classificados e agrupados em diferentes critérios de acordo com sua consulta: especificando o tipo de alerta, a região e o recorte espacial. É possível também acessar dados recentes e históricos de ameaças diretas a territórios por meio de gráficos e arquivos para download. Os dados são atualizados diariamente.

Caixa de Ferramentas do Jornalismo de Dados

A extensionista da Open Knowledge Brasil e graduanda da UFRJ, Lia Barcellos, introduziu a Caixa de Ferramentas do Jornalismo de Dados desenvolvida pela Escola de Dados. A iniciativa é uma base colaborativa que traz diversas ferramentas para o trabalho com dados. Tais ferramentas podem ser filtradas por categorias, plataformas e tipo de licença de código (aberto ou não).

A caixa é a atualização mais recente de uma listagem de ferramentas para o jornalismo de dados, que começou em um workshop na edição de 2017 do Coda.Br. Após a atividade, a lista chegou a ser registrada em uma planilha e também compartilhada em tutoriais no site da Escola de Dados. Depois, foi disponibilizada em uma plataforma para uso interno, mas esta solução ainda dificultava a colaboração para a inserção de novas ferramentas. Buscando solucionar esse problema, a lista foi adicionada ao GitHub e o site da caixa de ferramentas foi criada.

DPCKAN

A iniciativa apresentada pelo diretor de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Francisco Alves, foi também o projeto vencedor do primeiro hackathon do programa Frictionless Data, da Open Knowledge Foundation. A ferramenta é um gerenciador de pacotes de dados para o CKAN. Ela permite a publicação de dados sem a necessidade de atualização manual, gerenciando o Portal de Dados Abertos e o Portal da Transparência do estado de Minas Gerais. O objetivo é estabelecer um processo de abertura de dados focado em documentação e catalogação.

O DPCKAN é formado por dois componentes: especificações, um vocabulário padronizado para descrever conjuntos de dados e programas que atuam em cima dos conjuntos de dados descritos. O CKAN é uma aplicação web de código aberto desenvolvida pela Open Knowledge Foundation, que torna mais fácil publicar, compartilhar e trabalhar com dados e metadados. Também é possível saber mais sobre o CKAN no workshop “Criando portais de dados abertos: usando CKAN como parte do Data OS” que ocorreu nesta mesma edição do Coda.Br.

Discutindo o relacionamento dos seus dados com grafos

Nicolle Cysneiros é desenvolvedora na Labcodes e realizou uma apresentação sobre a utilização de grafos – estruturas de dados formadas por um conjunto de vértices e arestas. Ela relatou algumas vantagens de trabalhar com grafos, como a informação sobre relacionamentos representada de forma explícita, a estrutura de dados flexível, o processamento em memória ou armazenamento em um banco de dados em grafos e as análises e métricas diferenciadas.

Cysneiros destacou que na análise de dados em grafos é possível realizar o reconhecimento de padrões, a detecção de comunidades, descobrir a menor distância e o melhor caminho entre vértices, além de calcular medidas de centralidade, por exemplo. Em resumo, os grafos são grandes aliados na análise de dados para estudar relacionamentos entre entidades.

Ro-dou

O Ro-dou é um robô minerador do Diário Oficial da União (DOU). Ele foi apresentado por Nitai Bezerra da Silva, engenheiro de dados do Ministério da Economia. Trata-se de um software livre, que tem o objetivo de libertar as pessoas da tarefa manual de pesquisa no DOU. O robô configura uma rotina de mineração no DOU e descreve os dados no código, além de enviar por e-mail o resultado. Para isso, são oferecidos alguns parâmetros de configuração como: periodicidade, trecho do documento, título ou conteúdo, pesquisa exata ou não, janela temporal de pesquisa e seção do DOU. O Ro-dou ainda oferece as opções de enviar o e-mail para mais de um destinatário e de anexar os dados em um arquivo CSV na mensagem.

O programa foi desenvolvido com a plataforma de gerenciamento de fluxo de trabalho Apache Airflow e configurado utilizando o formato de serialização de dados legíveis YAML. O Ro-dou está disponível no GitHub do Ministério da Economia.

DURAÇÃO

Referências da atividade

Lia Barcellos

Caixa de Ferramentas do Jornalismo de Dados