Dados eleitorais: explorando parâmetros para representar minorias

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Em época de eleição, oportunidade para construir pautas a partir de dados é o que não falta. Nos últimos anos, o crescente interesse por análises que incluam minorias sociais abriu espaço para coberturas que explorem ângulos diferentes e tragam mais protagonismo a grupos invisibilizados, nos dados e na sociedade. O incentivo a produções dessas novas narrativas é o ponto de partida deste workshop, ministrado pela analista de dados Flávia Bozza e pela designer Marília Ferrari, ambas da Gênero e Número

Para a atividade, mostramos os bastidores do trabalho feito pela organização a partir de um exemplo real. Na primeira parte da oficina, Bozza explica conceitos básicos de estatística, como variáveis quantitativas e qualitativas,  fundamentais para quem está começando na análise de dados.

Em seguida, mostramos os caminhos para chegar ao universo de informações presentes no repositório de dados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), principal fonte para análises de eleições. Para esta atividade, trabalharemos especificamente com dados de candidaturas a prefeituras nas eleições de 2020, disponíveis na base de dados do workshop, previamente tratada no Google Sheets.

Depois de fazer o download da base de dados, Bozza explica como utilizar a ferramenta tabela dinâmica para sumarizar variáveis e traçar recortes de raça e gênero. Quando encontra as respostas que precisa, o resultado é encaminhado paralelamente para a equipe de reportagem e de design.

A partir disso, Ferrari compartilha os processos para criar narrativas visuais a partir da análise de dados. Segundo ela, quando tratamos de pautas sobre minorias, é importante saber destacar as informações mais importantes e, sobretudo, os contrastes sociais que, inevitavelmente, refletem-se nos dados. A atividade também apresenta ferramentas usadas pela Gênero e Número para visualizações, como Flourish e DataWrapper.

NÍVEL

Básico.

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

Flávia Bozza

É analista de dados e pesquisadora da Gênero e Número desde 2018. Realiza levantamento, coleta, sistematização e análise de dados. Tem experiência nas abordagens quantitativa e qualitativa de análises. Também é Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com pesquisas nas áreas de eleições e comportamento eleitoral.

marilia

Marília Ferrari

Desde 2017, é designer de informação da Gênero e Número, na qual é responsável pelas diretrizes que norteiam a produção visual baseada em dados que acompanham o editorial da organização.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020