Introdução à Segurança Digital

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Segurança digital é pauta frequente na sociedade brasileira em razão do crescimento no número de casos de vazamentos e golpes digitais. Mas será que você sabe identificar quando está diante de um possível ataque aos seus dados? Neste workshop, a pesquisadora Haydeé Svab e a cientista da computação Nina da Hora apresentam noções de segurança da informação e privacidade, além de dar dicas para você reconhecer diferentes tipos de ataques cibernéticos e saber como proteger suas informações.

A oficina começa definindo os conceitos de segurança da informação e privacidade. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conceitos como confidencialidade, autenticidade, responsabilidade e outros também integram a programação do workshop, que traz perspectivas de outras áreas, além da tecnologia, para o debate.

Mas afinal, quais são os tipos de ataques aos quais estamos vulneráveis? Ao longo da apresentação, foram abordadas as formas de ataque mais comuns, como doxxing, DDoS, man-in-the-middle, ransomware e outras, desde a definição até às estratégias para identificar e se defender quando se está diante de alguma delas. O workshop traz exemplos de casos concretos para aprofundarmos o debate, entendermos como os ataques ocorreram e quais caminhos as vítimas encontraram para solucionar a questão. Além disso, é apresentado um teste prático de diferentes meios de identificar phishings, dos mais simples aos mais complexos.

Por fim, a oficina mostra alternativas para proteger suas informações, tanto de ataques quanto de possíveis falhas tecnológicas, e alguns comportamentos seguros para você adotar no seu dia a dia. São explicados recursos como armazenamento de dados na nuvem, backup, criptografia e autenticação em dois fatores. Soluções que podem ser grandes aliadas na hora de proteger seus dados.

NÍVEL

Básico.

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

Haydee Svab

Haydée Svab

Cientista de Dados e Pesquisadora em Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes. Atualmente, é CEO da ASK-AR (consultoria em análise de dados). Já trabalhou para BID, Banco Mundial e Metrô-SP. Co-fundou as couminidades RLadies – São Paulo, PoliGNU e PoliGen. Cursa Especialização em Ciência de Dados e Big Data na PUC-MG, é mestra em Engenharia e Planejamento de Transportes (Poli-USP), especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG) e formada em Engenharia Civil/Arquitetura pela USP (Programa Poli-FAU).

anacarolina

Nina da Hora

Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference. Research Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020. Criadora do Ogunhê Podcast e colunista do MIT Tech Review Brasil.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020