Programação do zero à prática: primeiros passos com Python

Atividade exclusiva para pessoas inscritas no Coda.Br 2021.

Inscreva-se já OU faça login

SOBRE O WORKSHOP

Este workshop foi realizado para quem quer dar o pontapé inicial na programação com a linguagem Python. Para isso, foram apresentados os principais recursos e ferramentas da área, tais como: notebooks, tipos de dados, variáveis, métodos, coleções de dados e algumas funções do Python como import e print. A analista de sistemas Anicely Santos também introduziu a biblioteca Pandas, voltada para a análise de dados no Python.

Os notebooks são um dos principais recursos para fazer a documentação de códigos com análise de dados. Com eles, você pode inserir linhas de código e de texto. Assim, quando você for desenvolvendo seu script, é possível comentar, descrever e explicar cada linha de código. Alguns dos programas de notebook mais conhecidos são o Jupyter Notebook e o Google Colab, que já vem com algumas bibliotecas pré-instaladas.

Alguns conceitos destacados foram: type, que retorna o tipo do dado passado como parâmetro; string, que representa uma sequência de caracteres; números; e booleanos, que são uma forma de conferir um valor lógico a um dado, ou seja, se o mesmo é verdadeiro (True) ou falso (False). 

Na atividade, também foram apresentados dois tipos de coleção de dados: as listas e os dicionários. Também foi demonstrado o que é um método em Python, como realizar operações matemáticas, quais são os operadores lógicos, a estrutura de repetição For e a estrutura condicional if.

O desenvolvedor Giulio Carvalho mostrou como trabalhar com a biblioteca Pandas. Para essa etapa, foi utilizada uma base de dados de empresas autuadas por trabalho escravo no Brasil. Com o Pandas, foi possível carregar, detalhar, organizar e filtrar os dados, além de agrupar, agregar e exportar o conjunto de dados desejado.

 

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

any

Anicely Santos

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou na prefeitura do Ipojuca como analista de dados no programa Mãe Coruja, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. É responsável pelo Apoio Pedagógico da Escola de Dados e produz conteúdo para o Inspirada na Computação.

giulio

Giulio Carvalho

Trabalha há 4 anos com raspagem e engenharia de dados e é graduando do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020