Programação do zero à prática: primeiros passos com Python

Gostou desta atividade? Considere participar de nosso programa de membresia para nos apoiar.

Junte-se a nós!

SOBRE O WORKSHOP

Este workshop foi realizado para quem quer dar o pontapé inicial na programação com a linguagem Python. Para isso, foram apresentados os principais recursos e ferramentas da área, tais como: notebooks, tipos de dados, variáveis, métodos, coleções de dados e algumas funções do Python como import e print. A analista de sistemas Anicely Santos também introduziu a biblioteca Pandas, voltada para a análise de dados no Python.

Os notebooks são um dos principais recursos para fazer a documentação de códigos com análise de dados. Com eles, você pode inserir linhas de código e de texto. Assim, quando você for desenvolvendo seu script, é possível comentar, descrever e explicar cada linha de código. Alguns dos programas de notebook mais conhecidos são o Jupyter Notebook e o Google Colab, que já vem com algumas bibliotecas pré-instaladas.

Alguns conceitos destacados foram: type, que retorna o tipo do dado passado como parâmetro; string, que representa uma sequência de caracteres; números; e booleanos, que são uma forma de conferir um valor lógico a um dado, ou seja, se o mesmo é verdadeiro (True) ou falso (False). 

Na atividade, também foram apresentados dois tipos de coleção de dados: as listas e os dicionários. Também foi demonstrado o que é um método em Python, como realizar operações matemáticas, quais são os operadores lógicos, a estrutura de repetição For e a estrutura condicional if.

O desenvolvedor Giulio Carvalho mostrou como trabalhar com a biblioteca Pandas. Para essa etapa, foi utilizada uma base de dados de empresas autuadas por trabalho escravo no Brasil. Com o Pandas, foi possível carregar, detalhar, organizar e filtrar os dados, além de agrupar, agregar e exportar o conjunto de dados desejado.

 

NÍVEL

Básico

DURAÇÃO

1:30h

Referências da atividade

any

Anicely Santos

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou na prefeitura do Ipojuca como analista de dados no programa Mãe Coruja, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. É responsável pelo Apoio Pedagógico da Escola de Dados e produz conteúdo para o Inspirada na Computação.

giulio

Giulio Carvalho

Trabalha há 4 anos com raspagem e engenharia de dados e é graduando do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

U.S Embassy and Consulate

R Consortium

APOIO DE MÍDIA

Visite os sites das edições anteriores: 2016201720182019 e 2020