Grupo de estudos continua crescendo com o interesse da maioria feminina

Poucos deixaram de notar: os primeiros encontros do grupo de estudos da Escola de Dados foram tomados por mulheres. A notícia não poderia ser melhor. Numa área tradicionalmente ocupada por homens, é com grande alegria que percebemos mais mulheres interessadas em aprender a programar e dominar os computadores. A tendência também está ocorrendo em outros lugares, como no curso de Ciência da Computação da Universidade Berkeley. Até agora, os encontros contaram com a presença de 12 mulheres e três homens.

Toda semana, a Escola de Dados organiza dois encontros para tirar dúvidas sobre o curso Introdução à Computação e Programação usando Python, do MIT, via plataforma de ensino à distância edX. A ideia do grupo e dos encontros presenciais é estimular e dar disciplina aos interessados. Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio de computação. Apenas muita boa vontade. Sem perceber, o grupo já começou a programar.

Nessa segunda-feira (24), o grupo de estudos se reuniu na região da Paulista entre 20h e 22h. A bagagem dos participantes é tão diversa quanto a do grupo de sábado. Participaram biólogos, engenheiros, jornalistas e comunicólogos. Repassamos os slides da primeira semana de curso e fomos tirando dúvidas à medida que elas surgiam. Alguns participantes manifestaram que gostaram da dinâmica e que algumas dúvidas foram esclarecidas antes mesmo que eles fizessem perguntas.

Nossos encontros voltarão a acontecer na capital paulista depois do carnaval. Para seguir as discussões e movimentações do grupo, basta acessar a nossa página.