A Escola de Dados termina o ano de 2019 comemorando marcas importantes. Graças ao apoio de uma rede incrível de colaboradores, tivemos um ano repleto de realizações. Quer saber como foi?

Neste ano, lançamos o programa de membros da Escola de Dados. Também fizemos nossa primeira campanha de financiamento coletivo, que foi apoiada por cerca de 280 pessoas.

O público do Coda.Br na tradicional foto de encerramento do evento

Em novembro, realizamos a quarta edição da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br, que se consolidou como o principal evento dedicado a estes temas na América Latina, reunindo 400 participantes em São Paulo.

Edição do Cerveja com Dados em Santarém

E apoiamos a realização de 23 encontros do Cerveja com Dados em 14 cidades diferentes, alcançando pela primeira vez todas as regiões do país: de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará.

Em 2019, claro, nossa equipe fez aquilo que mais gosta: compartilhar conhecimento. Foram 10 workshops, 7 palestras e 5 cursos presenciais. Estivemos em instituições educacionais, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Mato Grosso do Sul (UFMS), além do Instituto de Educação Superior de Brasília e a Unijorge, na Bahia.

Também marcamos presença em eventos como a Campus Party Brasília, no Festival 3i, no hackfest do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, atividades da Controladoria Geral da União, em um curso do Datalabe e no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).

Inclusive, a ABRAJI foi nossa parceira no lançamento do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados e a criação do primeiro fórum online dedicado ao tema. Na Internet, lançamos ainda 14 tutoriais publicados, 4 webinars e 1 curso online massivo e gratuito

Não parou por aí. Realizamos também um parceria com o jornal Correio 24h, que resultou em uma plataforma inédita com dados de segurança pública da Bahia.

Gostou? Em 2020, queremos aumentar ainda mais o alcance de nossas ações, a fim de democratizar o conhecimento relacionado ao trabalho com dados no Brasil. Se você quer ajudar a Escola de Dados a ir além, junte-se ao nosso programa de membros.