As últimas novidades sobre o Coda.Br, que acontece nesta semana em São Paulo, as emoções dos torcedores da seleção durante a Copa, produção de dados sobre saneamento básico a partir da realidade do Complexo da Maré e, como não poderia deixar de ser, política e eleições, com apresentações sobre as estratégias de redes sociais das candidaturas políticas em 2018 e painéis de monitoramento da atividade parlamentar. Exploramos todos estes assuntos na terceira edição do Cerveja com Dados no Rio de Janeiro, que aconteceu dois dias após o segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro no Nex Coworking, na Glória.

Diretora da Open Knowledge Brasil, Natália Mazotte iniciou o evento contando sobre a programação do Coda.Br neste ano. O evento acontece dia 10 e 11 novembro e ainda tem vagas abertas. Na sequência, Judite Cypreste apresentou o Projeto Coração Radiante, que uniu memes e análise de dados para entender as reações dos brasileiros aos jogos na Copa de 2018.

Marcelo Alves apresentou sua pesquisa que usou R e centenas de milhares de postagens em redes sociais para entender as dinâmicas eleitorais em 2018 na Internet. Tanto a apresentação, como a rede de visualização das postagens estão disponíveis no repositório RPubs do autor. Já Clara Sacco falou do Cocozap, projeto do Datalabe para coletar dados sobre meio ambiente e saneamento básico no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

E, por último, Alifer Sales e Fábio Vasconcelos apresentaram painéis de monitoramento da atividade parlamentar, tanto por meio de perfil dos candidatos, como por meio de painéis temáticos.

A próxima edição do Cerveja com Dados no Rio acontecerá no início de 2019. Acompanhe os próximos eventos do Cerveja com Dados no Meetup.