_MG_1064

Auditório da Unijorge, em Salvador.

Se alguém perguntar para um grupo de jornalistas de dados que habilidade eles consideram mais essencial para a cobertura jornalística baseada em dados, não tenho dúvidas de que a maioria responderá: saber lidar com planilhas eletrônicas. É preciso pegar uma tabela, aquela coisa cheia de números, linhas e colunas, e obter informações para sua apuração. Para mostrar como o jornalista pode fazer isso, Juan Torres, da Escola de Dados, vai oferecer duas oficinas em Salvador, nos dias 3 e 17 de outubro.

Ele esteve na última quarta-feira (16/09) em um auditório lotado da Unijorge para falar sobre como a análise de dados amplia a independência, as possibilidades de apuração, a credibilidade e a capacidade de inovação do jornalista.

As oficinas promovidas pela Escola de Dados serão realizadas na Unijorge da Avenida Paralela. Serão duas turmas, cada uma com 20 vagas, preenchidas por ordem de solicitação. As inscrições serão recebidas até dia 25/09 (sexta-feira) ou quando esgotarem as vagas. Para se inscrever, é necessário preencher esse formulário. O curso tem um custo de inscrição de R$45.

Juan Torres é gerente de projetos da Escola de Dados e um dos fundadores da Jornalismo++, primeira agência de Jornalismo de Dados do Brasil. Tem passagens pelo diário Marca (Espanha), Globesporte.com (RJ), jornal Extra (RJ), Agencia EFE (RJ), Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e já colaborou com diversas revistas da Editora Abril. Conquistou este ano o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (categoria internet) e, em 2012, foi finalista do Data Journalism Awards, Kurt Schork Awards e Prêmio Esso.

Jornalismo de Dados Evento ComSocUnijorgeFotosNUPRAC

Juan Torres fala sobre jornalismo de dados e a independência do jornalista