Há três anos a Escola de Dados vem identificando e escolhendo líderes do letramento de dados ao redor do mundo que ajudaram (e ainda ajudam!) a trazer o conhecimento sobre o mundo dos dados para suas regiões. Nosso Fellowship já graduou 26 indivíduos em 25 países diferentes, na América Latina, Europa, África e Ásia.
Quando decidimos reestruturar completamente o fellowship em 2016 lançamos o desafio de envolver outras organizações que se importam tanto com o letramento de dados quanto a Escola de Dados. Unindo nossas redes e expertise, nós desenhamos um programa audacioso organizado em quatro áreas principais: Jornalismo de Dados, Dados da Indústria Extrativa, Uso Responsável de Dados e uma área a ser sugerida pelo próprio candidato, ou “foco próprio.”
Temos muito orgulho de anunciar a nova turma de 2016 do Fellowship da Escola de Dados. Recebemos e analisamos 736 inscrições vindas de 102 países diferentes. Nossa equipe trabalhou sem descanso para coordenar entrevistas em diversos fuso-horários e nossas organizações parceiras e financiadores tiveram um papel definitivo para ajudar-nos a identificar os melhores candidatos.
Não poderíamos estar mais felizes com essa turma e temos certeza que eles vão causar um grande impacto em suas regiões. Conheça os novos fellows da Escola de Dados:
Nika Aleksejeva, Letônia
Nika é uma contadora de histórias apaixonada. Em 2013, ela começou a trabalhar para o Infogr.am, um serviço de visualização de dados popular que procura habilitar aqueles que não conhecem o design na criação de visualizações bonitas rapidamente. Em 2014, ela lançou a rede internacional de embaixadores do Infogr.am, que une cerca de 100 entusiastas dos dados ao redor do mundo. Cada um deles leva o poder da visualização de dados para suas comunidades em todo o mundo. A Nika vem de uma carreira jornalística, escrevendo para a área de negócios e histórias guiadas por dados sobre energia, tendências econômicas globais e educação. Ela acredita no futuro do jornalismo digital e continua trabalhando para compartilhar o conhecimento que ajuda a desenvolver novas formas de comunicação. Atualmente, ela trabalha para capacitar jornalistas da Letônia com habilidades jornalísticas liderando a Escola de Dados no país.
Nika faz parte da trilha de Jornalismo de Dados
Precious Onaimo, Nigéria
Precious faz parte da trilha de Dados da Indústria Extrativa e trabalhará com a organização parceira NRGI
Vadym Hudyma, Ucrânia
Vadym faz parte da trilha sobre o Uso Responsável de Dados e trabalhará com The Engine Room
Malick Lingani, Burquina Faso
Malick faz parte da trilha de Dados da Indústria Extrativa e trabalhará com a organização NRGI
Kabukabu Muhau, Zâmbia
Kabukabu faz parte da trilha “Foco Próprio” e vai trabalhar diretamente com a equipe da Escola de Dados
Raisa Valda Ampuero, Bolívia
Raisa faz parte da trilha “Foco Próprio” e trabalhará diretamente com a equipe da Escola de Dados em Dados Sobre Gênero
Daniel Villatoro, Guatemala
Daniel faz parte da trilha Jornalismo de Dados e vai trabalhar com SocialTIC na América Latina
Ximena Villagrán, Guatemala
Ela faz parte da trilha de Jornalismo de Dados e vai trabalhar com Internews e SocialTIC
Omar Luna, El Salvador
Omar faz parte da trilha de Jornalismo de Dados e vai trabalhar com Internews e SocialTIC
O Fellowship de 2016 da Escola de Dados é possível graças à ajuda generosa dos seguintes parceiros e financiadores: