Em tempos de pandemia e eleições, nos quais a complexidade do sistema federativo brasileiro fica ainda mais evidente, vale a pena entender as dinâmicas de formação, coleta e análise de dados de finanças públicas dos entes federativos brasileiros. Nesse webinar, mediado por Juan Torres (Correio 24h/Escola de Dados) em 16 de setembro, Fernando Barbalho e Tiago Maranhão (Secretaria do Tesouro Nacional) mostraram um panorama do que há de mais relevante nos processos envolvendo esses dados e em seguida apresentaram uma ferramenta em desenvolvimento, que permite acessar os dados brutos coletados pela Secretaria do Tesouro Nacional. Enfatizaram principalmente o escopo dos municípios e as potencialidades para o jornalismo local, onde realmente se manifestam os efeitos de grande parte das políticas públicas.

Confira a atividade abaixo.

Referências:

Jornalismo de Dados Para Coberturas Locais