Curso

Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública – edição aberta

Este curso visa ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, bem como subsidiar políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil. Além das aulas-base, o curso é composto por dois ciclos formativos:

– Técnico: com aulas voltadas à análise e visualização de dados educacionais, utilizando ferramentas para esse propósito;

– Especialização: tendo como foco a produção de dados por gestores públicos e utilização de dados pelos diferentes atores da comunidade escolar.

Nesta edição, o curso está totalmente aberto. Não haverá apoio do chat nem aulas ao vivo, mas, caso deseje, ao concluir, você pode pagar uma taxa e solicitar o certificado de conclusão.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

AMPLIAR

Ampliar o repertório de fontes de dados abertos, metodologias e tecnologias para formular, monitorar e avaliar políticas educacionais baseadas em evidências;

FACILITAR

Facilitar e potencializar a interpretação de dados educacionais para subsidiar a tomada de decisões na gestão pública, à luz dos desafios postos pelo enfrentamento das desigualdades sociais e pela promoção da diversidade na educação, de forma analítica e territorial;

UTILIZAR

Utilizar evidências e dados de avaliações para aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais, em especial aquelas ligadas à garantia dos direitos de aprendizagem pactuados pela Base Nacional Comum Curricular;

FORNECER

Fornecer subsídios para as áreas técnicas e de gestão fortalecerem o uso e a publicação de dados na administração pública em nível municipal ou estadual, tornando-se replicadores das informações oferecidas pelo curso;

PÚBLICO-ALVO

Servidores/gestores públicos/técnicos atuantes em secretarias de educação municipais ou estaduais;

Servidores de órgãos de controle com atuação em políticas educacionais;

Integrantes de Conselhos de Educação;

Diretores/reitores, professores de escola/universidades;

Pesquisadores acadêmicos;

Representantes de organizações da sociedade civil;


REQUISITOS

Não requer conhecimentos prévios.

CONTEÚDO DO CURSO

Conteúdo do curso

Certificação
Informações para a emissão de certificados.

Módulo 1: Introdução ao uso de dados educacionais
O primeiro módulo traz uma apresentação do curso e o framework de concepção de dados e políticas públicas na área de educação, com foco especial nos desafios da administração pública municipal e estadual no Brasil. Será oferecido ainda um panorama das principais fontes de dados e referenciais metodológicos da área, de forma a consolidar uma visão pragmática e crítica sobre o uso de dados e indicadores.

Módulo 2: Desigualdade e análise de dados educacionais
O módulo seguinte traz atividades práticas envolvendo a análise de dados educacionais em formatos tabulares, com foco em especial nos desafios envolvendo a redução das desigualdades sociais e a garantia de direitos. Os exercícios serão feitos utilizando fontes de dados abertos e as soluções QEdu. Nas atividades práticas, serão utilizados softwares livres ou gratuitos e plataformas na web.

Módulo 3: Análise e visualização de dados educacionais
O terceiro módulo apresenta uma introdução à análise georreferenciada de dados educacionais, voltada aos objetivos do curso. Serão exploradas ferramentas para trabalhar com geodados e como estes podem auxiliar a identificar padrões territoriais, que são invisíveis no formato de dados tabulares. Também serão exploradas boas práticas para manejo e visualizações de dados educacionais, utilizando recursos visuais, como gráficos, tabelas e outros.

Ciclo de especialização em gestão
Este ciclo estuda a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais guiadas por evidências e dados, incluindo boas práticas de transparência ativa, avaliação do impacto da pandemia na educação local e metodologias para estímulo do ecossistema de dados abertos, envolvendo diversos setores da sociedade. Os conteúdos serão focados em dois aspectos: produção de dados por gestores públicos e utilização de dados pelos diferentes atores da comunidade escolar.

Ciclo de especialização técnico
Este ciclo irá aprofundar no estudo das ferramentas e conceitos para análise de dados, conhecendo soluções e resolvendo desafios práticos envolvendo softwares e ferramentas gratuitas ou de código aberto. Aqui o foco estará em processos estruturais da publicação de dados, em especial nas etapas de ETL e validação.

COMO FUNCIONA?

INSCRIÇÕES

Crie uma conta na nossa Plataforma e acesse o curso.

ATIVIDADES

Não faremos acompanhamento das atividades. Para dúvidas mais gerais ou sobre o funcionamento de linguagens de programação ou softwares, recomendamos o Fórum de Jornalismo de Dados.

PLATAFORMA

Todo conteúdo do curso já estará disponível no primeiro acesso em nossa plataforma, para você estudar no seu próprio tempo.

CERTIFICAÇÃO

Para a emissão do certificado digital, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

1. Assistir todas as aulas do curso e marcar as aulas como concluídas na plataforma;

2. Acertar pelo menos 70% das perguntas do quiz de cada módulo;

3. Pagar uma taxa de R$ 50 para a emissão do certificado digital. Não é feito envio de cópias impressas.

Participantes do programa de membresia da Escola de Dados estão isentos da taxa de emissão do certificado digital.

COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER

Investimento

Carga horária de 22h

Acesso imediato ao conteúdo gravado

Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes

Instrutores com altissima qualificação


Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública – edição aberta

Gratuíto

Dúvidas sobre o curso?

[email protected]

*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.