Conteúdo do curso
Certificação
Informações para a emissão de certificados.
0/1
Módulo 1: Introdução ao uso de dados educacionais
O primeiro módulo traz uma apresentação do curso e o framework de concepção de dados e políticas públicas na área de educação, com foco especial nos desafios da administração pública municipal e estadual no Brasil. Será oferecido ainda um panorama das principais fontes de dados e referenciais metodológicos da área, de forma a consolidar uma visão pragmática e crítica sobre o uso de dados e indicadores.
0/13
Módulo 2: Desigualdade e análise de dados educacionais
O módulo seguinte traz atividades práticas envolvendo a análise de dados educacionais em formatos tabulares, com foco em especial nos desafios envolvendo a redução das desigualdades sociais e a garantia de direitos. Os exercícios serão feitos utilizando fontes de dados abertos e as soluções QEdu. Nas atividades práticas, serão utilizados softwares livres ou gratuitos e plataformas na web.
0/11
Módulo 3: Análise e visualização de dados educacionais
O terceiro módulo apresenta uma introdução à análise georreferenciada de dados educacionais, voltada aos objetivos do curso. Serão exploradas ferramentas para trabalhar com geodados e como estes podem auxiliar a identificar padrões territoriais, que são invisíveis no formato de dados tabulares. Também serão exploradas boas práticas para manejo e visualizações de dados educacionais, utilizando recursos visuais, como gráficos, tabelas e outros.
0/11
Ciclo de especialização em gestão
Este ciclo estuda a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais guiadas por evidências e dados, incluindo boas práticas de transparência ativa, avaliação do impacto da pandemia na educação local e metodologias para estímulo do ecossistema de dados abertos, envolvendo diversos setores da sociedade. Os conteúdos serão focados em dois aspectos: produção de dados por gestores públicos e utilização de dados pelos diferentes atores da comunidade escolar.
0/3
Ciclo de especialização técnico
Este ciclo irá aprofundar no estudo das ferramentas e conceitos para análise de dados, conhecendo soluções e resolvendo desafios práticos envolvendo softwares e ferramentas gratuitas ou de código aberto. Aqui o foco estará em processos estruturais da publicação de dados, em especial nas etapas de ETL e validação.
0/4
Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública – edição aberta
Sobre a aula

Nessa aula você verá a diferença entre dados e indicador e a diferença entre indicadores nacionais (Ideb) e estaduais(Idesp).

Slide da aula

Instrutor
Ernesto Martins Faria

Referências

Índice de desenvolvimento da educação básica

Ideb por estados brasileiros

Arquivos de exercícios
Nenhum anexo encontrado
Nenhum anexo encontrado