Curso

Dados 360 – Turma 2020.2

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso ‘Dados 360′, que traz conteúdos com um panorama completo para…

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso ‘Dados 360′, que traz conteúdos com um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Além de acesso imediato a 10 horas de aulas gravadas, as pessoas participantes terão aulas ao vivo, orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes, ao longo de 5 semanas.

INSCRIÇÕES

O valor do curso é R$ 290. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e outras atividades da Escola de Dados.

CARGA HORÁRIA

Total de 20 horas de aulas, sendo 10 horas ao vivo com instrutores, para orientação e realização de exercícios, e 10 horas de aulas em vídeo.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:

  • Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1 hora cada, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas ocorrerão conforme o calendário abaixo e serão disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;
  • Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1 hora, no Zoom, para colocar a mão na massa com atividades práticas, auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
  • Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média. Os vídeos são liberados imediatamente após a confirmação do pagamento da inscrição.
  • Plataformas online: entre 25/09 e 30/10, a equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat e o Fórum de Jornalismo de Dados

Nesta edição, as aulas gravadas de todos os módulos são disponibilizadas logo após a inscrição, de modo que os alunos possam explorar todos os tópicos abordados por mais tempo. Desta forma, assim que o pagamento é confirmado, o participante tem acesso ao conteúdo de todas as semanas.

AULAS E ATIVIDADES AO VIVO

O curso Dados 360 apresenta, além dos vídeos gravados, dois momentos de atividades ao vivo: aulas e exercícios utilizaremos softwares e plataformas como o Web Scraper, Flourish, Workbench e o DB Browser.

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas quintas-feiras, às 19 horas, e terão 1 hora de duração. Nessa ocasião, os professores irão explorar tópicos desenvolvidos em seu módulo de atuação e tirar dúvidas dos alunos. 

Os exercícios ao vivo também ocorrerão uma vez por semana: sempre nas sextas-feiras, às 11 horas, e terão uma hora de duração. Trata-se de um momento para praticar as habilidades e conhecimentos desenvolvidos em cada módulo. 

Todas as aulas e os exercícios ao vivo serão gravados e disponibilizados na plataforma logo após a sua realização. Essas atividades, assim como as demais, ficarão disponíveis na plataforma para serem assistidas a qualquer hora, por até três meses após o término do curso.

CALENDÁRIO

25/09 – Início do curso
01/10, às 19h – Aula ao vivo da Semana 1
02/10, às 11h – Atividade prática ao vivo da Semana 1
02/10 – Início da Semana 2
08/10, às 19h – Aula ao vivo – Semana 2
09/10, às 11h – Atividade prática ao vivo da Semana 2
09/10 – Início da Semana 3
15/10, às 19h – Aula ao vivo da Semana 3
16/10, às 11h – Prática ao vivo da Semana 3
16/10 – Início da Semana 4
22/10, às 19h – Aula ao vivo da Semana 4
23/10, às 11h – Prática ao vivo da Semana 4
23/10 – Início da Semana 5
29/10, às 19h – Aula ao vivo do Módulo 5
30/10, às 11h – Prática ao vivo e encerramento

INSTRUTORES

Ana Carolina Da Hora – Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhe, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.

Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados e jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.

Alice Adativa – Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.

Bruna Wundervald – Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Universidade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.

Fernando Barbalho – Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.

Marcelo Soares – Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).

Natália Mazotte – Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.

Nazareno Andrade – Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.

APOIO

Ariane Alves – Jornalista formada pela ECA-USP, atualmente cursa pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC Minas Virtual. Já integrou a equipe da Coordenadoria de Promoção de Integridade da Controladoria Geral do Município, em São Paulo, como estagiária de Comunicação e Design. Também foi assessora de conteúdo na Campanha Nacional pelo Direito à Educação e repórter de tecnologia nos sites EXAME.com e Olhar Digital. Hoje integra a equipe de Inovação Cívica da Open Knowledge como analista de dados e comunicação digital.

Marília Gehrke – Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também fez mestrado. É jornalista graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e na mesma instituição realizou aperfeiçoamento em Assessoria em Comunicação Política. Trabalhou como repórter multimídia no interior do RS e pesquisa temas como jornalismo guiado por dados, transparência e desinformação. Integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor/UFRGS) e o Laboratório de Popularização da Ciência (Popcicom). Atua na gestão de cursos da Escola de Dados e integra a rede de pessoas embaixadoras da Open Knowledge. É uma das organizadoras do Open Data Day de Porto Alegre.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de conclusão de curso serão disponibilizados para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais. Eles serão enviados por e-mail em duas datas: a primeira será três semanas após o término das atividades, no dia 20 de novembro.

As aulas ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos o dia 28 de dezembro, data em que enviaremos os certificados para quem concluir o curso fora do tempo. Após este período, não serão emitidos novos certificados.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso. Passado esse período, não serão feitos reembolsos.