[Videoaulas] Dados 360

  • Duração 10h
  • Última atualização 22 de junho de 2022

Descrição

O curso ‘Dados 360′, traz um panorama completo para quem quer começar a trabalhar com dados na área da comunicação. Você terá acesso a 10 horas de videoaulas, com possibilidade de emissão de certificado. O acesso ao material é imediato, após a confirmação do pagamento.

“Ao procurar o curso, buscava uma ampliação dos meus conhecimentos sobre o uso de dados, pensando na extração e na análise, com o desejo de conhecer plataformas que poderiam auxiliar o meu trabalho. E digo com tranquilidade que meus objetivos foram atingidos com sucesso! O curso é primoroso e os (as) professores (as) excelentes, além de muito didáticos.”

Beatriz Castro, analista de dados e monitoramento de redes sociais

Fiz esse curso e abriu muitas perspectivas de trabalho e reflexão, além de ter aprendido várias habilidades super legais. Recomendo a todas e todos.

Pedro Silveira, historiador

INSCRIÇÕES

O valor do curso é R$149. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e em outras atividades da Escola de Dados.

vOCÊ TERÁ ACESSO A…

Videoaulas: aulas gravadas com profissionais e especialistas, em vídeos curtos e dinâmicos, além de aulas ao vivo gravadas em edições anteriores.

Quizzes: Exercícios para avaliar o aprendizado de cada módulo, pré-requisito para certificação.

Por outro lado, não serão fornecidas novas aulas ao vivo, nem acompanhamentos individuais para resolução de dúvidas e orientações.

CERTIFICAÇÃO

A emissão do certificado é feita digitalmente, de forma opcional, desde que sejam atendidos os seguintes requisitos:

1. Assistir todas as aulas do curso e marcar as aulas como concluídas na plataforma;
2. Acertar pelo menos 70% das perguntas do quiz de cada módulo;
3. Solicitar a certificação por meio do link localizado abaixo, na seção ‘Certificação’.

Certifique-se que o e-mail e nome cadastrados em nossa plataforma estão corretos.

QUEM FEZ?

Ana Carolina Da Hora – Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhe, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.

Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados e jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.

Alice Adativa – Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.

Bruna Wundervald – Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Universidade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.

Fernando Barbalho – Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.

Marcelo Soares – Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).

Natália Mazotte – Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.

Nazareno Andrade – Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.

Órgãos públicos

A matrícula no curso poderá ser realizada mediante apresentação de Nota de Empenho por parte do ente contratante. Nesses casos, as pessoas matriculadas terão o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para a conclusão do curso e solicitação do certificado. Após esse período, a Open Knowledge Brasil fornecerá os comprovantes de emissão do cupom de inscrição para fins de comprovação do serviço prestado e recebimento dos valores devidos.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso. Passado esse período, não são serão feitos reembolsos.

DÚVIDAS?

Envie um e-mail para a gente em [email protected].

O que vou aprender?

  • Descrever de maneira técnica os principais conceitos e tecnologias utilizados para trabalhar com dados no campo da comunicação, bem como reconhecer e criticar decisões técnicas nesta área;
  • Identificar oportunidades de uso de dados no campo da comunicação para criar ou responder perguntas em diferentes contextos;
  • Utilizar técnicas de análise e visualização para explorar e descrever um conjunto de dados;
  • Comunicar de forma profissional os resultados do trabalho, por meio de visualizações, tabelas e textos de impacto, produzindo investigações baseadas em dados;
  • Utilizar ferramentas gratuitas e de código-aberto para trabalhar com as diferentes etapas de um projeto de comunicação baseado em dados;
  • Desenvolver sua própria trilha de aperfeiçoamento profissional nos diferentes campos de trabalho da comunicação baseada em dados.

Tópicos deste curso

49 Aulas10h

Semana 1: Fundamentos e obtenção de dados?

Visão panorâmica dos dados, fontes e formas de obtenção de dados, desenvolvimento de projetos e investigações baseadas em dados e Open Source Intelligence (OSINT).
1.1 Boas vindas e inspirações00:10:30
1.2 O que são dados?00:59:07
1.3 Métodos de obtenção de dados00:19:30
1.4 Descubra novas fontes de dados00:10:39
1.5 Introdução a Open Source Intelligence00:13:57
1.6 Busca avançada00:09:55
1.7 Privacidade e dados pessoais00:11:57
1.8 Desafio da semana
Aula ao vivo e exercício – Semana 102:04:00
Quiz – Semana 1

Semana 2: Introdução à programação e bancos de dados?

Noções básicas de programação, operações comuns com dados e bancos de dados.

Semana 3: Análise de dados?

Análise de dados tabulares, estatística descritiva, análise exploratória e noções básicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Semana 4: Visualização de dados?

O papel da visualização na análise e comunicação de dados, cognição visual e a gramática dos gráficos Introdução à visualização de dados, tipos de gráficos comuns e ferramentas para visualizar dados.

Semana 5: Trabalhando com textos, mapas e redes sociais?

Dados geográficos e mapas Textos como dados e processamento de linguagem, noções básicas de análise de redes e ferramentas para trabalhar com textos, mapas e redes.

Certificação?

Informações para a emissão de certificados.
R$149,00

Materiais inclusos

  • Aulas ao vivo
  • Vídeo-aulas
  • Chat

Requisitos

  • Desejável conhecimentos básicos de planilha

Público-alvo

  • Comunicadores
  • Organizações da sociedade civil
  • Pesquisadores
  • Pessoas interessadas em trabalhar com dados