Dados 360 – turma 2020.1 [encerrada]
Sobre o curso
O curso traz conteúdos inéditos, que fornecem um panorama completo da área para quem quer começar a trabalhar com dados. Ao longo de 5 semanas, os participantes terão acesso a aulas e práticas com especialistas e profissionais experientes. São 20 horas de atividades divididas em módulos.Descrição
NOVA TURMA: a segunda edição do curso começa no dia 25 de setembro e já está com as inscrições abertas. Acesse e confira!
O curso ‘Dados 360′ traz conteúdos inéditos, que fornecem um panorama completo da área para quem quer começar a trabalhar com dados. Ao longo de 5 semanas, os participantes terão acesso a aulas e práticas com especialistas e profissionais experientes.
ATIVIDADES
O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:
- Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1h cada, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas contarão com 2 alternativas de horário em cada semana;
- Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1 hora, no Zoom, em grupos limitados, para auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
- Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média;
- Plataformas online: dúvidas sobre o conteúdo do curso podem ser enviadas na seção de ‘Perguntas e Respostas’ da plataforma. Para dúvidas mais gerais ou sobre o funcionamento de linguagens de programação ou softwares, recomendamos o Fórum de Jornalismo de Dados.
INSTRUTORES
Ana Carolina Da Hora – Estuda Ciências da Computação na PUCRio. Criadora do Computação da hora e Ogunhe, voluntária em iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia.
Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados e jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Alice Adativa – Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Bruna Wundervald – Estatística, doutoranda em Estatística e Machine Learning na Univerdade de Maynooth (Irlanda). É usuária de R e outras linguagens, além de participar de diversas comunidades relacionadas, como a R-Ladies.
Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação, foi integrante da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de SP, onde desenvolveu projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da OEA e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres.
Fernando Barbalho – Doutor em Administração pela UnB (2014). É cientista de dados no Tesouro Nacional. Pesquisa e implementa produtos para transparência no setor público brasileiro. Desenvolve projetos e investigações baseadas em R.
Marcelo Soares – Jornalista, fundador da Lagom Data, que desde março monitora o avanço do coronavírus pelos municípios do Brasil. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Leciona jornalismo de dados em pós-graduações em jornalismo digital. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017) e INEP (2018).
Natália Mazotte – Co-fundadora da Escola de Dados, atualmente é JSK Stanford fellow. Também co-fundou a revista digital Gênero e Número. Atua como instrutora e palestrante em temas relacionados a métodos digitais, dados abertos e acesso à informação. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.
Nazareno Andrade – Pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia cívica usando ciência de dados e visualização de dados. Além disso, é professor desses assuntos na Universidade Federal de Campina Grande, e um dos criadores do hackfest.com.br.
INSTRUTORES DE APOIO
Ariane Alves – Jornalista formada pela ECA-USP, atualmente cursa pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data na PUC Minas Virtual. Já integrou a equipe da Coordenadoria de Promoção de Integridade da Controladoria Geral do Município, em São Paulo, como estagiária de Comunicação e Design. Também foi assessora de conteúdo na Campanha Nacional pelo Direito à Educação e repórter de tecnologia nos sites EXAME.com e Olhar Digital. Hoje integra a equipe de Inovação Cívica da Open Knowledge como analista de dados e comunicação digital.
Mário Sérgio – É graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário IESB e o atual presidente da Associação Python Brasil (APyB). Foi o responsável pela organização da Conferência Python Brasil, sediada em Florianópolis-SC. Em 2017, foi reconhecido como um Fellow Member da Python Software Foundation nos Estados Unidos.
Murilo Machado – Jornalista (Cásper Líbero) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), trabalha com tecnologias livres desde 2008, com experiências no jornalismo, na pesquisa acadêmica e na gestão pública. Na prefeitura de São Paulo, foi um dos coordenadores do WiFi Livre SP, programa pioneiro que levou internet livre, gratuita e de alta velocidade a todos os distritos do município. Também em São Paulo, atuou na Controladoria Geral do Município, na implementação de políticas de transparência, abertura de dados e integridade. É pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e autor do livro “Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle”.
CERTIFICAÇÃO
Os certificados de conclusão de curso serão disponibilizados para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais. Eles serão enviados por e-mail em duas datas: a primeira será duas semanas após o término das atividades, no dia 11 de julho.
As aulas ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos o dia 27 de setembro, data em que enviaremos os certificados para quem concluir o curso fora do tempo. Após este período, não serão emitidos novos certificados.