Curso
Inteligência com fontes abertas – Open Source Intelligence (OSINT) – é um conjunto de técnicas e metodologias para realização de investigações digitais, que cada vez mais ajuda jornalistas investigativos, redações e organizações da sociedade civil a produzirem evidências críticas a partir de informações publicamente disponíveis. Nesta formação intensiva de quatro semanas, iremos apresentar as principais ferramentas e abordagens para jornalistas, ativistas e organizações da sociedade civil incorporarem as práticas de OSINT no seu trabalho cotidiano.
Indicar as possibilidades de uso de OSINT e introduzir algumas das principais técnicas;
Conduzir investigações nas principais redes sociais em uso no Brasil;
Fornecer conhecimento para fomentar e otimizar o trabalho de investigação digitais, em especial nas coberturas sobre riscos à democracia;
Proporcionar um espaço de trocas entre as pessoas que estão atuando no tema, apoiando na busca de soluções para desafios semelhantes.
Utilizar recursos e ferramentas para investigações visuais;
Otimizar o trabalho de cruzamento de bases de dados governamentais sobre empresas e indivíduos;
Jornalistas
Integrantes de comunidades de softwares livres e inovação cívica
Ativistas de organizações de defesa de direitos
Comunicadores de grupos minoritários
Não há pré-requisitos
As inscrições aconteceram por meio de formulário de interesse.
Após análise interna, os aprovados receberam um email informando.
Durante o curso haverá aulas ao vivo, com alguns exercícios e conteúdos extras.
Atividades ao vivo: aulas expositivas síncronas, com duranção de 2h, duas vezes na semana (exceto na primeira semana). As aulas são gravadas e disponibilizadas aqui na plataforma do curso.
Chat: as pessoas participantes terão à disposição um chat no Discord, para conversa das pessoas participantes entre si e com nossa equipe;
O certificado será enviado via email as pessoas participantes que assistirem ao menos 6 das 7 aulas síncronas.
Não enviamos certificado impresso, apenas digital.
Jornalista. Há mais de 10 anos pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia. Desde 2012, trabalha com investigações baseadas em dados e hoje é pesquisador associado do Medialab/UFRJ, onde desenvolve investigações e produção de evidência baseadas em fontes abertas (OSINT), além de atuar com jornalismo investigativo baseado em dados, tendo colaborado com veículos, como a Agência Pública, onde foi editor do projeto de checagem de fatos Truco, e o The Intercept Brasil.
Jornalista recifense, com passagens pelo Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Atual pesquisadora na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e coordenadora regional para o Brasil e a África Lusófona na Open Climate Reporting Initiative, do Centre for Investigative Journalism (CIJ). É integrante da Red LATAM de jovens jornalistas Distintas Latitudes e fellow da International Women’s Media Foundation (IWMF) e do Climate Tracker. Foi a jornalista mais premiada do Nordeste em 2022, de acordo com o ranking do Jornalistas e Cia. É Jornalista Amiga da Criança, pela Andi Comunicação e Direitos.
Editor de Brasil no Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), uma rede global de jornalistas que investigam crimes transnacionais. Também trabalha para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), como curador do Pinpoint, e é conselheiro do Instituto Fogo Cruzado. Em 2022, foi professor de investigações digitais do Master de Jornalismo de Dados do Insper. É o criador da newsletter De Olho nos Dados (deolhonosdados.substack.com), na qual compartilha técnicas e ferramentas para OSINT. Já publicou em veículos como The Intercept Brasil, Vice Brasil, Deutsche Welle Brasil, Mongabay, InfoAmazonia, Chequeado, UOL e Metrópoles.
Após 13 anos lidando com dados para escrever reportagens sobre economia e tecnologia em grandes redações do Brasil, Guilherme Felitti co-fundou a Novelo Data para ajudar empresas a analisar e extrair insights do crescente volume de dados que nos cerca. É mestre em Tecnologias da Inteligência pela PUC-SP e dá aula de Python no Insper.
Mestre em Engenharia da Computação, membro do Instituto Aaron Swartz. Desenvolveu e manteve o Projeto 7c0 que realizava armazenamento de dados de contas de políticos no Twitter para garantir a transparência no caso de postagens apagadas.
Coordenador de projetos na Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) – ampla experiência em jornalismo de dados e ciência de dados para diferentes organizações e projetos de transparência e dados abertos para jornalistas e sociedade civil (Revista AzMina, Repórter Brasil, Transparência Internacional Brasil, The Washington Post, Volt Data Lab, Repórter Brasil, The Intercept Brasil). Fellow JournalismAI 2022 e membro do Summer Institutes of Computational Social Science 2023.
Acesso a 14 horas de aulas ao vivo
Apoio pedagógico via chat
Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes
Instrutores com altissima qualificação
Dúvidas sobre o curso?
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.