Curso

Investigações digitais: OSINT para jornalistas e ativistas

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo
  • Chat

Inteligência com fontes abertas – Open Source Intelligence (OSINT) – é um conjunto de técnicas e metodologias para realização de…

Inteligência com fontes abertas – Open Source Intelligence (OSINT) – é um conjunto de técnicas e metodologias para realização de investigações digitais, que cada vez mais ajuda jornalistas investigativos, redações e organizações da sociedade civil a produzirem evidências críticas a partir de informações publicamente disponíveis. Nesta formação intensiva de duas semanas, iremos apresentar as principais ferramentas e abordagens para jornalistas, ativistas e organizações da sociedade civil incorporarem as práticas de OSINT no seu trabalho cotidiano.

As inscrições para a primeira turma estão encerradas. Para ficar por dentro de próximas edições, inscreva-se em nossa newsletter.

ATIVIDADES

O curso ocorre entre os dias 02 e 18 de maio, sendo composto desafios práticos, leituras e vídeos complementares. Os materiais serão organizados por meio de atividades diárias, distribuídas ao longo de três semanas.

Durante o período de realização do curso, a equipe estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat em nossa plataforma online.

AULAS AO VIVO

As aulas ao vivo ocorrerão duas vezes por semana, com carga horária total de 2 horas, sempre às segundas e quartas, das 19h às 21h. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma após a sua realização.

Confira abaixo os temas de cada aula:

02/05 – Usos e potencialidades de OSINT para investigações

04/05 – Busca avançada na web

09/05 – Introdução a investigações visuais

11/05 – Aula de reforço + resolução de dúvidas*

16/05 – Investigando sites e Twitter

17/05 – Busca avançada no Facebook e outras redes sociais*

18/05 – Estudos de caso

* O calendário foi modificado devido a um imprevisto.

CERTIFICAÇÃO

Para obter a certificação no curso, é preciso acompanhar ao vivo pelo menos 4 das 6 aulas síncronas usando o mesmo email registrado em nossa plataforma.

INSTRUTORES

Adriano Belisario – Jornalista e coordenador da Escola de Dados. Realizou investigações de violações de direitos humanos com OSINT, disponíveis no site Documental.xyz.

Eduardo Goulart – Editor de Brasil no Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP).

Luiza Bandeira – Pesquisadora associada do DFRLab (Digital Forensics Research Lab).

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até o dia de início do curso. Após o início do curso, não são serão feitos reembolsos.

DÚVIDAS?

Envie um e-mail para a gente em [email protected].