Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
1.2 Dados, ciência e jornalismo

Nesta aula, falaremos mais sobre o jornalismo científico em tempos de negacionismo. Revisaremos alguns dados importantes para reportar jornalisticamente fatos científicos, com foco na área ambiental, além de refletir sobre os impactos das estratégias de desinformação contemporâneas.

Slides da apresentação

Instrutor

Thiago Medaglia

Referências

What’s Really Warming the World? (Bloomberg Businessweek, 2015)

Towards aerodynamically equivalent COVID19 1.5 m social distancing for walking and running (B. Blocken, F. Malizia, T. van Druenen, T. Marchal)