Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
2.2 Dados geográficos: modos de usar

Nesta aula, você verá uma explicação sobre as principais características de dados geográficos vetoriais e em formato raster. Também verá como são explorados os principais formatos e extensões encontradas ao trabalharmos com dados espaciais, bem como a noção de coordenadas geográficas. No final, usará o QGIS para se conectar com APIs de dados geográficos brasileiros e para carregar informações sobre unidades de conservação, territórios quilombolas e indígenas.

Slides da apresentação

Instrutor

Jorge Santos

Referências

Dado vetorial – Guia do Usuário QGIS

Raster data – Guia do Usuário QGIS

Working with OGC / ISO protocols – Guia do Usuário QGIS

Centro de Monitoramento Remoto – FUNAI

Catálogo de geoserviços – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)

Leituras Complementares sobre Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas – Estudo Prático

Transformação de Coordenadas – UFRGS

Localização: Coordenadas Geográficas – Universidade Estadual da Paraiba (UEPB)