Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
3.1 Como usar dados do PRODES e DETER?

Nesta aula, Lubia Vinhas – pesquisadora do INPE – apresenta as principais características dos dados de sensoriamento remoto sobre desmatamento usados nos programas PRODES e DETER. Aprenderemos sobre a metodologia e a natureza incremental do PRODES, seus recortes geográficos e temporais, bem como as possibilidades de uso dos dados do DETER para um acompanhamento mais imediato do desmatamento.

Slides da apresentação

Instrutora

Lubia Vinhas

Referências

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

PRODES Digital

PRODES – Amazônia (Coordenação-Geral de Observação da Terra – INPE)

DETER (Coordenação-Geral de Observação da Terra – INPE)

INTENSO DETER (Coordenação-Geral de Observação da Terra – INPE)

TerraBrasilis

Metodologia para Monitoramento da Floresta usada nos projetos PRODES e DETER (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE)