Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
4.1 Fontes de dados sobre violações ambientais

Esta aula introduz as bases de dados onde é possível encontrar violações ambientais, enfatizando a busca por pautas em nível local. Serão apresentados autos de infração e embargos do Ibama (base com as infrações sem geolocalização), licenciamento ambiental do Ibama, bases regionais de autuações ambientais (usando MT de exemplo), processos jurídicos e ações do MPF.

Slides da apresentação

Instrutor 

Piero Locatelli

Referências 

Autuações ambientais – IBAMA

Listar Áreas Embargadas – SIMLAM (SEMA – Mato Grosso)

Sistema Informatizado de Licenciamento Ambiental Federal – IBAMA

Amazônia apodrece em lagos de novas hidrelétricas – Repórter Brasil, 2015