Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
4.2 Identificando os donos de empresas e fazendas

Esta aula apresenta o próximo passo: uma vez que se saiba que houve um crime/infração, como é possível seguir com a investigação? Você verá como investigar sócios e empresas (base Receita Federal/Brasil.IO, juntas regionais), cruzamento de CAR/dados Incra com Prodes e outros shapefiles (Terras Indígenas, Assentamentos etc), localização das áreas a partir da base de áreas embargadas do Ibama e como saber quem é responsável pelo crime em uma determinada área.

Slides da apresentação

Instrutor

André Campos

Referências

Consulta de Autuações Ambientais e Embargos – IBAMA

Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral – Receita Federal

Cruzagrafos – Abraji

SINTEGRA

SIGEF

Cadastro Ambiental Rural – CAR

SICAR – Acre

SIMCAR – Mato Grosso

SICAR – Pará

SICAR – Rondônia

SIG – CAR

Catálogo de bases de dados ambientais no Brasil