Módulo 1: Introdução ao jornalismo de dados ambientais?

No primeiro módulo, as pessoas participantes serão apresentadas ao tema e terão um panorama das principais tecnologias, experiências, fontes de dados, ferramentas e plataformas disponíveis para investigações jornalísticas sobre meio ambiente baseada em dados no Brasil.

Módulo 2: Trabalhando com dados espaciais?

Introdução aos dados geográficos direcionada a jornalistas que precisam analisar dados com agilidade, usando o software livre QGIS. Veremos as principais dicas para organizar projetos de investigação com dados espaciais, formatos comuns, uso de imagens de satélites e outros tópicos.

Módulo 4: Siga o dinheiro!?

Encerraremos o curso vendo como seguir o rastro do dinheiro para identificar quem lucra com a destruição do meio ambiente. A última aula ao vivo contará ainda com um momento livre para apresentações dos alunos, orientações individuais e resolução de dúvidas.
Desafio da semana 1

São muitas as bases de dados disponíveis para o trabalho com dados no jornalismo ambiental, assim como são amplas e diversas as possibilidades de desenvolvimentos de projetos que combinem diferentes camadas em mapas e infográficos. Para organizar estas bases tão importantes, criamos a primeira versão de uma planilha colaborativa com algumas das principais bases de dados ambientais do país. 

 
O desafio da primeira semana é coletivo. Nosso objetivo é fazer o mais completo catálogo de dados ambientais no Brasil no nível municipal e estadual.
 
Para isso, você deve acessar a planilha e dar a sua contribuição na construção dessa fonte de pesquisa para jornalistas de todo o país. Para isso, siga os seguintes passos:
 
1. Abra a planilha do link bit.ly/dados-ambientais.

2. Busque por portais de transparência e sites com dados ambientais no seu município. Depois preencha as informações encontradas na primeira aba, Municipais. Caso seu município já esteja preenchido, você pode buscar por outras cidades e colaborar com o levantamento.
 
3. No nível estadual, busque por links para os dados a respeito dos seguintes temas:
 
* Guias Florestais (GFs) e DOFs
* Licenciamento;EIA/RIMAs
* Fiscalização
 
Preencha os resultados na aba Fiscalização, nas linhas correspondentes.
 
4. Busque por dados fundiários do INCRA/CAR no seu estado e preencha a aba ️Fundiário (INCRA/CA).
 
Não esqueça de conferir se a sua base local já está listado na planilha e, caso queira reverter alguma edição feita por engano, utilize o atalho CTRL + Z.