Módulo 1: O IBGE e um olhar sobre a periferia?

Montagem de consultas no Sidra - banco de tabelas estatísticas do IBGE, guia sobre os dados mais relevantes para auxiliar na produção de conteúdos locais a partir de indicadores econômicos e sociais e familiarização com os dados do Censo.

Módulo 5: Transparência e Lei de Acesso à Informação?

Melhores práticas para fazer pedidos usando a Lei de Acesso à Informação (LAI), a quem endereçar os pedidos, instâncias recursais, prazos e dicas práticas de como redigir os pedidos, principais fontes de dados já disponíveis sobre o poder público local e dicas de como utilizá-los para descobrir novas pautas.

Debate Inspirações?

Conversa com especialistas e profissionais que conduzem iniciativas que trabalham dados locais.
Desafio da Semana e aula ao vivo – Módulo 1

Raio-X dos aglomerados subnormais

Chegou a hora! O desafio do primeiro módulo será explorar a base de dados preliminar dos aglomerados subnormais 2019.

Para encontrar as tabelas, você vai precisar acessar o Portal do IBGE e seguir o caminho: Geociências > Tipologia do território > Aglomerados Subnormais > Edições > 2019 – Resultados preliminares > Acesso ao produto.

Agora, baixe o arquivo “Base tabular” e extraia as tabelas “zipadas”. Na sequência, baixe o “Leia-me”, que será fundamental para identificar os códigos das colunas de cada tabela da base.

Para completar o desafio, você precisa encontrar:

1. A proporção de aglomerados subnormais a menos de dois quilômetros de distância de estabelecimento de saúde com suporte de observação e internação (hospitais);

2. A proporção de aglomerados subnormais a menos de um quilômetro de estabelecimento de saúde de atenção primária (unidades básicas de saúde);

3. O estado com a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais;

4. O município com a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais.

Dicas extras:

Resolução do Item 3

Conhecendo os códigos municipais