Curso
Com o objetivo de aprimorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos no Brasil, desenvolvemos esse curso inédito sobre o CKAN.
O CKAN é um sistema de gerenciamento adotado por diversos governos no mundo inteiro – como nos Estados Unidos, Canadá e México – que fornece uma plataforma poderosa para catalogar, armazenar e acessar conjuntos de dados, em código aberto, sendo a maior solução de código aberto para catalogar dados.
Por este curso já passaram servidores da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo ( PRODAM), Secretaria de Planejamento do Governo Estadual da Bahia e governo de Goiás.
Este curso pode ser adquirido sob demanda. Clique abaixo em Matricule-se e você encontrará o link para o formulário de interesse. Preencha o formulário e entraremos em contato assim que alcançarmos o número mínimo para abrir uma nova turma.
Compreender as principais funcionalidades do CKAN e como participar de sua comunidade.
Conduzir a instalação de uma instância do CKAN com e sem a utilização de Docker.
Reconhecer a arquitetura do sistema e trabalhar com as taxonomias e entidades do CKAN.
Dominar o fluxo básico de publicação de conjuntos de dados na plataforma.
Funcionários públicos
Profissionais que trabalham em portais de dados abertos
Organizações da sociedade civil
Recomendam-se conhecimentos básicos de uso de terminal e administração de servidores Unix para as pessoas que desejam criar sua própria instalação.
O curso é composto por atividades práticas, leituras e vídeos complementares. Os materiais são organizados ao longo de cinco semanas. Toda formação é online.
As aulas ao vivo ocorrerão duas vezes por semana, com carga horária total de 1h30, pelo Zoom. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma após a sua realização.
Durante o período de sua realização, a equipe fica disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas, por meio de um chat em nosso servidor no Discord.
Para obter a certificação no curso é preciso acompanhar ao vivo pelo menos 8 das 10 aulas síncronas e concluir os conteúdos da plataforma.
Desenvolvedor de software que trabalha com código aberto, acesso aberto e criação de conhecimento aberto há mais de 20 anos. Trabalhou na Open Knowledge Foundation. Ajudou a criar a Open Knowledge Brasil e trabalhou em diversos projetos da Open Knowledge Deutschland em Berlim.
Bacharel em Ciência da Computação pela UFPB (2012), atua desde 2010 como engenheiro, analista e desenvolvedor de software, em especial com Sistemas de Informação Geográficos (SIG) e mapas. Atuou entre 2013 e 2015 como consultor da ONU/PNUMA dentro do MCTI no LNCC, responsável pelo explorador geográfico de dados do Sistema da Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira. Entre 2016 e 2021 atuou como consultor para o Greenpeace com dados de políticas públicas, monitoramento e proteção ambiental. Atuou de 2021 a 2024 na equipe da OKBR como Engenheiro de Dados para o projeto Querido Diário.
Mestre em Computação pela UFPB, onde analisou o comportamento de votação dos deputados federais, Vitor trabalha com dados abertos desde 2012. Por 5 anos foi desenvolvedor na ONG inglesa Open Knowledge Foundation. Nesse tempo, fez parte das equipes de desenvolvimento do CKAN e OpenSpending e, mais tarde, foi o líder técnico do OpenTrials, um repositório aberto de informações sobre testes clínicos, e do Frictionless Data, um conjunto de ferramentas para validação e especificação de conjuntos de dados. Antes disso, trabalhou como consultor na ThoughtWorks em Porto Alegre. Atualmente trabalha como cientista de dados na empresa estadunidense Royalty Exchange, sendo responsável por toda sua infraestrutura de banco de dados analíticos.
Carga horária de 20h
Aulas ao vivo
Atividades assíncronas
Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes
Conexão com outros usuários do CKAN
Dúvidas sobre o curso?
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.