Python para inovação cívica: primeiros passos na prática – 2022.1

  • Duração 27h 30m
  • Última atualização 5 de julho de 2022

Descrição

O curso irá fornecer uma introdução à programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica, com impacto social. A formação é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) – e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário.

Neste curso, além de aprender a analisar e a “raspar” dados usando Python, as pessoas participantes vão descobrir como funcionam projetos de inovação cívica reais e como elas podem colaborar com o ecossistema de softwares de código aberto, realizando desafios práticos com dados abertos brasileiros.

INSCRIÇÕES

O valor do curso é R$300. Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e outras atividades da Escola de Dados. Embaixadoras e embaixadores da OKBR também têm direito a 20% de desconto nesta atividade.

Caso tenha interesse em contratar a formação para um grupo de pessoas, entre em contato via [email protected]. Aceitamos pagamento por nota de empenho e fornecemos toda a documentação necessária para contratação por órgão público.

CARGA HORÁRIA

Total de 27h30 de aulas, sendo 20h30 ao vivo com instrutores, para orientação e realização de exercícios, e 7 horas de aulas em vídeo.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:

  • Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1h30, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. As aulas ocorrerão conforme o calendário abaixo e serão disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;
  • Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1h30, no Zoom, para colocar a mão na massa com atividades práticas, auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;
  • Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 7 minutos cada, totalizando 1 hora semanal, em média. Os vídeos são liberados semanalmente.
  • Coding Dojo: No encerramento haverá uma atividade interativa durante 4h para resolução em grupo de um desafio usando as habilidades aprendidas no curso.
  • Plataformas online: a equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat online.

AULAS E ATIVIDADES AO VIVO

O curso Python para inovação cívica: primeiros passos na prática apresenta, além dos vídeos gravados, dois momentos de atividades ao vivo: aulas e exercícios. Utilizaremos os seguintes softwares no curso: Visual Studio Code, Google Colab, Git, Github, Python.

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas terças-feiras, às 18 horas, e terão 1h30 hora de duração. Nessa ocasião, os professores irão aprofundar tópicos desenvolvidos em seu módulo de atuação e tirar dúvidas dos alunos. 

Os exercícios ao vivo também ocorrerão uma vez por semana: nas quintas-feiras, às 18 horas, e terão uma 1h30 de duração. Trata-se de um momento para praticar as habilidades práticas e conhecimentos desenvolvidos em cada módulo. 

Após a sua realização, todas as aulas e os exercícios ao vivo serão gravados e disponibilizados na plataforma.

CALENDÁRIO

O fuso horário adotado é o horário de Brasília

29/08 – Início da Semana 0
30/08 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 0
01/09 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 0

05/09 – Início da Semana 1
06/09 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 1
08/09 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 1

12/09 – Início da Semana 2
13/09 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 2
15/09 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 2

19/09 – Início da Semana 3
20/09 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 3
22/09 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 3

26/09 – Início da Semana 4
27/09 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 4
29/09 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 4

03/10 – Início da Semana 5
04/10 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 5
06/10 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 5

10/10 – Início da Semana 6
11/10 – 18h às 19h30 – Aula ao vivo do Módulo 6
13/10 – 18h às 19h30 – Exercício ao vivo do Módulo 6
15/10 – 14h às 18h – Coding Dojo e encerramento do curso

INSTRUTORES

Ana Cecília Vieira – Gestora do Portal de Dados Abertos da Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduada em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Membra do Conselho da PyLadies Global.

Fernanda Souza – Engenheira de dados no Inter, Ciêntista da Computação pela UFRPE, membra do PyLadies Recife e foi co-Embaixadora do Women in Data Science Recife (WiDS Recife) nas edições de 2020 e 2021. 

Gabriela Cavalcanti* –Engenheira de Software na Vinta, desenvolvedora em Python e apaixonada por projetos de impacto social. Fundadora da PyLadies no Brasil.

Giulio Carvalho – Coordenador do programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, especialista em raspagem de dados e colaborador do projeto Querido Diário.

Lidiane Monteiro – Fundadora da InspirAda na Computação, desenvolvedora de software na Urbano Vitalino Advogados e graduanda em Licenciatura em Computação. Participou da fundação do Women Who Code – Recife e da PyLadies Recife.

* Apenas aulas gravadas

CERTIFICAÇÃO

Serão realizadas avaliações semanais, por meio de quizzes disponíveis em cada módulo. As pessoas que obtiverem pelo menos 70% de acerto em todas avaliações receberão o certificado de participação no curso.

As avaliações precisam ser preenchidas até 13/11. Os certificados de conclusão de curso serão emitidos até o dia 18/11. Instituições públicas que contratarem o curso podem solicitar o envio dos certificados em outra data, a ser acordada entre ambas as partes.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso. Passado esse período, não serão feitos reembolsos.



O que vou aprender?

  • Construir um raspador web simples, para coletar dados públicos, e compartilhar o código desse programa com outras pessoas;
  • Realizar análises de dados básicas usando Python;
  • Reconhecer iniciativas e oportunidades de usar programação aplicada a projetos com impacto social;
  • Compreender o funcionamento geral de projetos de inovação cívica com tecnologias abertas e formas de colaboração online;
  • Compreender os princípios por trás do uso de algoritmos de inteligência artificial em projetos de inovação cívica;

Tópicos deste curso

27h 30m

Introdução ao curso?

Informações básicas e instruções gerais.

Semana 0: Olá, Mundo! Primeiros passos na programação?

Apresentação do curso, contato com a área de inovação cívica e tecnologias abertas e conhecimento de projetos como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário. Além de conhecimentos sobre ambiente de desenvolvimento e introdução as ferramentas que serão utilizadas.

Semana 1: Introdução ao Python e análise descritiva?

Aqui começaremos a programar usando a linguagem Python e biblioteca Pandas, que facilita o trabalho com análise de dados.

Semana 2: Estatística descritiva e pré-processamento?

Somado aos conhecimentos da semana anterior, iremos também resolver diversos desafios envolvendo dados do Tribunal Superior Eleitoral e análises do Perfil Político.

Semana 3: Análise exploratória dos dados?

Continuaremos usando Pandas por meio de exercícios práticos com dados públicos coletados no projeto Serenata de Amor, além de descobrir como a inteligência artificial pode ser aplicada em projetos reais com impacto social.

Semana 4: Cruzando e compartilhando dados?

Somado aos conhecimentos anteriores, exploraremos novas possibilidades a partir do cruzamento de dados.

Semana 5: Introdução a raspagem de dados?

Aqui o objetivo é entender como os dados estão estruturados na web e como esses dados podem ser raspados, além de conhecer o projeto Querido Diário.

Semana 6: Querido Diário, vou construir meu raspador!?

Nessa semana seguiremos em contínuo aprendizado e aplicaremos os conhecimentos adquiridos nos módulos de maneira prática.
R$300,00

Materiais inclusos

  • Aulas ao vivo
  • Vídeo-aulas
  • Chat

Requisitos

  • Conforto com a leitura de textos em inglês (para consulta à documentação da ferramenta) e familiaridade com o uso de computadores e da internet. Todo material do curso e as aulas serão oferecidas em português.

Público-alvo

  • Pessoas interessadas em aprender programação e análise de dados;
  • Programadores iniciantes que querem descobrir o universo da colaboração open source;
  • Estudantes e pesquisadores acadêmicos;