Curso

Python para inovação cívica: primeiros passos na prática – 2022.1

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo
  • Chat

O curso irá fornecer uma introdução à programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica, com impacto social. A formação é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) – e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário.

Neste curso, além de aprender a analisar e a “raspar” dados usando Python, as pessoas participantes vão descobrir como funcionam projetos de inovação cívica reais e como elas podem colaborar com o ecossistema de softwares de código aberto, realizando desafios práticos com dados abertos brasileiros.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

CONSTRUIR

Construir um raspador web simples, para coletar dados públicos, e compartilhar o código desse programa com outras pessoas.

REALIZAR

Realizar análises de dados básicas usando Python.

RECONHECER

Reconhecer iniciativas e oportunidades de usar programação aplicada a projetos e com impacto social.

COMPREENDER

Compreender o funcionamento geral de projetos de inovação cívica com tecnologias abertas e formas de colaboração online.

PUBLICO-ALVO

Pessoas interessadas em aprender programação e análise de dados

Programadores iniciantes que querem descobrir o universo da colaboração open source

Estudantes e pesquisadores acadêmicos

REQUISITOS

É recomendável que as pessoas participantes se sintam confortáveis com a leitura de textos em inglês (para consulta à documentação das ferramentas) e tenham familiaridade com o uso de computadores e da Internet. Todo o material do curso e as aulas serão oferecidos em português.

CONTEÚDO DO CURSO

Conteúdo do curso

Introdução ao curso
Informações básicas e instruções gerais.

  • Código de conduta
  • Aulas ao vivo e exercícios
  • Chat do curso
  • Ferramentas
  • Formulários de avaliação

Semana 0: Olá, Mundo! Primeiros passos na programação
Apresentação do curso, contato com a área de inovação cívica e tecnologias abertas e conhecimento de projetos como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário. Além de conhecimentos sobre ambiente de desenvolvimento e introdução as ferramentas que serão utilizadas.

Semana 1: Introdução ao Python e análise descritiva
Aqui começaremos a programar usando a linguagem Python e biblioteca Pandas, que facilita o trabalho com análise de dados.

Semana 2: Estatística descritiva e pré-processamento
Somado aos conhecimentos da semana anterior, iremos também resolver diversos desafios envolvendo dados do Tribunal Superior Eleitoral e análises do Perfil Político.

Semana 3: Análise exploratória dos dados
Continuaremos usando Pandas por meio de exercícios práticos com dados públicos coletados no projeto Serenata de Amor, além de descobrir como a inteligência artificial pode ser aplicada em projetos reais com impacto social.

Semana 4: Cruzando e compartilhando dados
Somado aos conhecimentos anteriores, exploraremos novas possibilidades a partir do cruzamento de dados.

Semana 5: Introdução a raspagem de dados
Aqui o objetivo é entender como os dados estão estruturados na web e como esses dados podem ser raspados, além de conhecer o projeto Querido Diário.

Semana 6: Querido Diário, vou construir meu raspador!
Nessa semana seguiremos em contínuo aprendizado e aplicaremos os conhecimentos adquiridos nos módulos de maneira prática.

COMO FUNCIONA?

INSCRIÇÕES

O valor do curso é R$300.

Participantes do nosso programa de membresia possuem 20% de desconto nesta e em outras atividades da Escola de Dados. Embaixadoras e embaixadores da OKBR também têm direito a 20% de desconto nesta atividade.

Caso tenha interesse em contratar a formação para um grupo de pessoas, entre em contato via [email protected]. Aceitamos pagamento por nota de empenho e fornecemos toda a documentação necessária para contratação por órgão público.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio dos seguintes modos:

Aulas ao vivo: aulas ao vivo no Zoom de 1h30 nas terças-feiras, com a equipe de instrutores principais para consolidação dos conteúdos da semana e esclarecimentos. São disponibilizadas na plataforma para acesso posterior;

Exercícios ao vivo: sessões semanais de 1h30 nas quintas-feiras, no Zoom, para colocar a mão na massa com atividades práticas, auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre dúvidas e projetos individuais;

Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 7 minutos cada, totalizando 1 hora semanal, em média.

Coding Dojo: No encerramento haverá uma atividade interativa durante 4h para resolução em grupo de um desafio usando as habilidades aprendidas no curso.

PLATAFORMA

A equipe do curso estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat online.

CERTIFICAÇÃO

Serão realizadas avaliações semanais, por meio de quizzes disponíveis em cada módulo. As pessoas que obtiverem pelo menos 70% de acerto em todas avaliações receberão o certificado de participação no curso.

As avaliações precisam ser preenchidas até 13/11. Os certificados de conclusão de curso serão emitidos até o dia 18/11. Instituições públicas que contratarem o curso podem solicitar o envio dos certificados em outra data, a ser acordada entre ambas as partes.

COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER

Investimento

Acesso imediato as aulas on demand

Acesso a aulas ao vivo

Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes

Instrutores com altissima qualificação



Python para inovação cívica: primeiros passos na prática – 2022.1

R$ 300,00

Dúvidas sobre o curso?

[email protected]

*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.