Dados educacionais permitem uma melhor compreensão da educação brasileira e possibilitam que gestores públicos e pessoas envolvidas com o tema possam adotar, de maneira mais precisa, estratégias para a solução dos desafios diagnosticados. Para contribuir com essa tarefa complexa, a Escola de Dados oferece, de forma gratuita, o curso Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública. A formação foi oferecida de forma inédita em 2021 e agora se encontra disponível no site da Escola de Dados, com possibilidade de emissão de certificado. 

O curso é voltado a gestores públicos da área da educação e pessoas da comunidade escolar e utiliza soluções do sistema QEdu e outras fontes de dados, possibilitando análise de estatísticas, interpretação de resultados e discussão de políticas públicas educacionais.

“O curso busca, além de aplicar técnicas de análises nos dados educacionais, discutir planejamento, transparência e impactos. Esperamos que esta edição aberta chegue a mais atores que consigam ampliar essa discussão”, destacou a assessora pedagógica da OKBR, Anicely Santos. 

Com mais de 20 horas de aulas, a formação é assíncrona e dividida em cinco módulos, sendo os três iniciais correspondentes ao ciclo básico, que aborda como coletar e apresentar bases de dados, explorando seus recursos e potencialidades. Já os dois últimos correspondem aos ciclos técnico e de gestão, o primeiro dedicado à análise e visualização de dados educacionais, utilizando ferramentas para esse propósito, e o segundo voltado a debater o uso de dados pelos diferentes atores das redes de educação, além da elaboração e monitoramento de políticas públicas.  

Após a conclusão da carga horária, o participante poderá solicitar a emissão do certificado mediante pagamento de uma taxa no valor de R$50. Pessoas que participam do programa de membresia da Escola de Dados têm isenção neste valor.

O curso foi realizado com apoio da Fundação Lemann e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e está disponível no site da Escola de Dados, onde também é possível encontrar o e-book homônimo disponível para download. A publicação aborda a necessidade de produzir e disponibilizar dados no serviço público, com foco na educação.