Elaborado em 2020 pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, o curso ‘Jornalismo de dados para coberturas locais’ terá seu material oferecido de forma totalmente gratuita neste ano. A formação mostra como usar portais de transparência governamental para produzir investigações e produções relevantes sobre realidades locais, em temas como saúde e educação. A primeira turma contou com mais de 100 inscritos e avaliação positiva da grande maioria das pessoas participantes.

INSCREVA-SE até 21/03!

As vídeo-aulas de cada módulo serão lançadas semanalmente no YouTube. As pessoas inscritas receberão todos os materiais em primeira mão diretamente na sua caixa de entrada, via e-mail. Não haverá processo seletivo, basta preencher o formulário que sua inscrição estará confirmada. E, nesta edição, não serão oferecidos certificados para as pessoas participantes.

A nova edição terá também dois webinars ao vivo. O de abertura terá a participação do coordenador do curso Juan Torres (Jornal Correio). No encerramento, será a vez de Maria Vitória Ramos, da Agência Fiquem Sabendo.

A abertura gratuitamente das vídeo-aulas do curso e a realização dos novos webinars são parte do quarto marco do compromisso sobre Governo Aberto em Estados e Municípios da Parceria para Governo Aberto (OGP), sob liderança da Open Knowledge Brasil, que prevê a necessidade de “elaboração de ensino à distância para uso prático de ferramentas de governo aberto em temas multissetoriais”. No encerramento, todos os módulos do curso original serão disponibilizados abertamente também no site da Escola de Dados.

Março

22/03 – 19h – Webinar ao vivo com Juan Torres para lançamento do curso, com o módulo de nivelamento.
29/03 – Lançamento do módulo ‘O IBGE e um olhar sobre a periferia’.

05/04 – Lançamento do módulo ‘Dados educacionais e ENEM’ (Educação)
12/04 – Lançamento do módulo ‘Entendendo os dados de saúde pública e da Covid-19’ (Saúde)
19/04 – Lançamento módulo ‘Transparência e Lei de Acesso à Informação’
19/04 – 17h – Webinar de encerramento do curso