Em sua terceira edição, Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados terá novo formato

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados chega a sua terceira edição em um novo formato para premiar os melhores trabalhos de jornalismo de dados do país.

Organizado pela Escola de Dados, o programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, o prêmio incentiva práticas de transparência governamental, o uso de dados abertos de interesse público, e visa inspirar jornalistas e estudantes a usar dados em suas investigações.

Neste ano, a abertura das inscrições para o prêmio será anunciada no primeiro dia do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji, no dia 23 de agosto. O prazo final para a inscrição de trabalhos é até o dia 1º de outubro.

A premiação de R$10.000 será dividida entre 4 a 6 vencedores, sem as categorias dos anos anteriores. O resultado será divulgado no encerramento da VI Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), no dia 13 de novembro de 2021.

O prêmio é uma homenagem a Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil, falecido em 2018. Ganhador do Prêmio Esso em 2006, Cláudio também foi um dos principais defensores da criação da Lei de Acesso à Informação, e fundou a Transparência Brasil.

Posts relacionados

Comentários (2)

Lianne Ceará

Olá, boa tarde!
Me chamo Lianne Ceará, estagiária de Jornalismo na revista piauí. Estamos com uma dúvida quanto ao produto a ser enviado. Temos uma sessão de Jornalismo de Dados no site da piauí, o =igualdades. Gostaríamos de saber se conseguimos enviar a sessão completa (https://piaui.folha.uol.com.br/tag/igualdades/ – incluiríamos produções desde outubro do ano passado, como demarcado nas regras do Prêmio) para concorrer, assim como os vídeos já feitos (https://piaui.folha.uol.com.br/videos/). Ou, se é possível mandar apenas as produções individuais e não “o conjunto da obra”.

Muito obrigada!
Aguardo retorno.

Adriano Belisario

Olá Lianne, é preciso enviar trabalhos ou reportagens individualmente. att,

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.