Desde que a Escola de Dados foi lançada no Brasil (em outubro de 2013), o programa já ofereceu cursos presenciais gratuitos de jornalismo de dados em três diferentes universidades públicas brasileiras, animou grupos de estudo sobre o tema, deu oficinas em eventos importantes como o Open Development Camp e o Congresso da Abraji, organizou hackdays e expedições de dados e disponibilizou uma série de tutoriais na versão brasileira de seu site.

large-banner-clean

Agora a novidade é que a nossa metodologia de ensino do uso de dados vai estar acessível a um público ainda maior, em um curso online massivo e aberto oferecido, com o apoio do Google, pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pelo Centro Knight, uma das principais organizações de capacitação profissional para jornalistas da América Latina e do Caribe.

No curso “Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados”, eu e o Marco Túlio Pires vamos, acompanhados pela jornalista investigativa Lise Olsen, repórter sênior do Houston Chronicle, apresentar as técnicas presentes em cada etapa do fluxo de trabalho com dados – busca, raspagem, limpeza, análise e visualização. O curso será oferecido em português de 3 de agosto a 6 de setembro, em cinco módulos, e as inscrições já estão abertas.

O curso vai trazer uma série de materiais exclusivos produzidos pelos três instrutores – vídeos, tutoriais, textos, exercícios e questões de debate – para dar aos participantes as habilidades necessárias para trabalhar com bases de dados em um contexto jornalístico.

Esse é o primeiro curso massivo em português com a proposta de ensinar jornalismo de dados com um viés mais prático. Quem já foi nosso aluno em cursos presenciais sabe o que esperar (veja aqui o depoimento de alguns deles sobre os nossos treinamentos presenciais): um ensino mão na massa dos principais conceitos e ferramentas do jornalismo de dados:

  • obtenção de dados com a busca avançada do Google
  • uso da Lei de Acesso à Informação brasileira
  • raspagem de dados na web e em arquivos PDF
  • uso do Open Refine e outras ferramentas pra limpar grandes bases de dados
  • fórmulas e funções para análise de dados no Google Sheets
  • princípios da visualização de informação
  • ferramentas gratuitas de visualização de dados, como CartoDB, Tableau, StoryMap e outras.

Quem concluir o curso já terá as noções necessárias para emplacar reportagens guiadas por dados. E, se quiser, poderá ainda concorrer a uma bolsa para ir à sede do Google em São Paulo e participar em um seminário presencial com especialistas em jornalismo de dados.

As informações completas sobre o curso estão disponíveis na plataforma de ensino à distância do Centro Knight. Clique aqui para conhecer o programa e ver como se inscrever. Se você se animou com a proposta, ajude a gente a divulgá-la nas redes sociais e, claro, não deixe de se inscrever! A gente se vê nos fóruns de discussão!