Marco Túlio Pires, coordenador global da Escola de Dados, irá promover, junto ao Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, o curso “Raspagem e Mineração de Dados para Jornalistas”, a fim de mostrar ao público como fazer coleta de dados online de maneira automatizada.

As aulas serão ministradas de 5 de setembro a 2 de outubro no JournalismCourses.org, o programa de ensino à distância do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin. Trata-se de um BOC (big online course), uma modalidade de cursos na internet lançada no ano passado pelo Centro Knight que cria oportunidades de treinamento mais avançado e mais especializado que os cursos massivos.

Para participar, os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de 95 dólares, por meio do cartão de crédito. A taxa oferece ao estudante que completar o curso com êxito a possibilidade de obter um certificado eletrônico de conclusão, que não conta como crédito acadêmico. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por este link.

A fim de um melhor aproveitamento no curso, o ideal é que os interessados já tenham uma experiência prévia com estrutura de páginas web, formatos comuns como o CSV e o XLS e noções básicas de jornalismo de dados.

curso-knight-ed

O curso será dividido em módulos semanais que incluem materiais multimídia, questionários e fóruns de discussão. Cada semana trará um enfoque diferente: raspagem de redes sociais, de arquivos PDF, de páginas da Web e raspagem com programação de computadores, usando a linguagem Python. Os participantes aprenderão os principais fundamentos de raspagem de dados no contexto do jornalismo com exemplos e atividades práticas. A maior parte das atividades poderão ser realizadas em dias e horários escolhidos pelos estudantes, mas há prazos sugeridos para cada semana.

Este é o segundo curso ministrado pela equipe da Escola de Dados em parceria com o Centro Knight de Jornalismo. O primeiro foi um curso online massivo e aberto (MOOC na sigla em inglês) sobre jornalismo de dados em 2015, com duração de cinco semanas. A raspagem de dados foi tema do segundo módulo e, agora, participantes terão uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos especificamente nessa área.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight de Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin. O programa de ensino à distância do Centro Knight é mantido graças ao apoio da John S. & James L. Knight Foundation, do Moody College of Communication da Universidade do Texas em Austin e de outros doadores, além da renda obtida com taxas de inscrição e de emissão de certificados. Desde 2012, os MOOCs e outros cursos online de jornalismo do Centro Knight já chegaram a mais de 70 mil pessoas de 169 países.

A Escola de Dados é uma rede de organizações sem fins lucrativos que opera em 13 países e existe no Brasil desde 2013. Seu principal foco é auxiliar ativistas e jornalistas a entenderem o mundo dos dados de forma para que eles possam ter o maior impacto possível em suas atividades profissionais. A Escola também organiza um Fellowship Global, identificando e treinando lideranças locais para elevar o nível de letramento de dados em diversas partes do mundo.