Bate-papo no IHACLab-i. Novo espaço propõe o intercâmbio interdisciplinar

Esta semana fomos convidados para falar em um evento muito interessante no IHACLab-i, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O Lab-i é um espaço criado pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), que promoveu esta semana a I Maratona do Conhecimento, organizada pela professora Silvia Caldeira, do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências & Tecnologia.

Conheci a Silvia no grupo de estudos que a Escola de Dados está promovendo em Salvador, baseado no MOOC do Knight Center, e a ela, entusiasmada com o que está aprendendo e com o potencial que os encontros das áreas de tencologia e comunicação pode ter, me pediu para falar no evento sobre Jornalismo de Dados.

O bate-papo discorreu sobre como a tecnologia pode ser usada para contar histórias. Foi muito interessante eu, jornalista, falar para uma plateia plural, algo que sempre insistimos ser fundamental para a construção do Jornalismo de Dados como ferramenta do controle social. Tinha alunos e ex-alunos dos Bacharelados Interdisciplinares de Humanidades, Ciência e Tecnologia, Engenharia, Comunicação…

O espaço que a Silvia está montando é incrível. Numa cidade tão criativa como Salvador, tão acostumada a viver com as diferenças e a fazê-las conversar – vide o sincretismo religioso – nasce um espaço aberto a toda a população, com o objetivo de ser uma espécie de ponto de encontro onde todas as “crenças” e conhecimentos – tecnologia, artes, engenharia, comunicação… e outros mais, possam criar, criar e criar.

“Este espaço está aberto a todos aqueles que possuem ideias que considerem inovadoras, seja da comunidade Ufba ou de outras universidades e faculdades, de micro e pequenas empresas ou até mesmo de inventores autônomos sem nenhum vínculo acadêmico. Atualmente contamos com um salão amplo, que denominamos de Espaço de colisão de ideias”, explica Silvia. O IHAC-Lab-i fica no PAF-V do campus Ondina, da Ufba.

Ficamos muito felizes de ver um espaço como este nascendo e de participar disso. Vida longa ao IHAC-Lab-i!