Como entrevistar bases de dados gigantes? O que fazer com aquelas tabelas enormes que travam seu editor de planilha? Estas foram algumas das perguntas respondidas na oficina ‘SQL para jornalistas’, realizada pela Escola de Dados na Folha de São Paulo em 22 de março.

Conduzida por Adriano Belisário, a atividade introduziu na prática o uso desta linguagem de consulta a banco de dados em um contexto jornalístico, através de exemplos com dados de órgãos públicos, como os de financiamento de campanha ou das empresas cadastradas na Receita Federal. Também foram abordadas os comandos básicos para criar, editar e gerenciar tabelas com SQL, bem como a realização de cruzamentos de dados distintos.

Adriano Belisário explica o SQL para os jornalistas da Folha

Participaram da oficina trainees e jornalistas da Folha de São Paulo. Para Daniel Emmendoerfer, um dos pontos fortes da atividade foram os exemplos com usos práticos de SQL para jornalistas no Brasil. “Gostei bastante do conteúdo. Trabalho com esporte, normalmente as bases que uso não são tão grandes, mas espero em breve trabalhar com bases maiores e aplicar esses conhecimentos”, comentou, ao fim da atividade.