A Escola de Dados, com o apoio do Nic.Br, organiza sua primeira conferência no Brasil, a I Conferência de Jornalismo de Dados (#Coda-BR), no próximo dia 21 de maio. O evento, focado em debates e treinamentos, é voltado para o crescente número de jornalistas e cientistas sociais engajados no universo dos dados digitais no país e pretende se consolidar como um encontro anual para promover o avanço do jornalismo de dados e da aplicação de novos métodos de pesquisa.

coda-br

Graças a novas ferramentas e tecnologias disponíveis, o uso de dados digitais amplia as possibilidades de entender as relações humanas a partir de novos métodos aplicados às ciências sociais. Em paralelo, o jornalismo de dados surge como uma das grandes tendências a nível mundial, avançando com força nos EUA e em outros países do mundo. Veículos de comunicação começam a buscar as habilidades necessárias para utilizar dados como novas fontes de informação para a produção de notícias.

Se por um lado o uso de dados traz grandes oportunidades para jornalistas e cientistas sociais, por outro faz emergir questões éticas ainda pouco exploradas envolvendo temas como o uso responsável dos dados, privacidade, vigilância, segurança e reputação em ambientes digitais.

É nesse contexto que a Escola de Dados entende ser essencial promover atividades que busquem aprimorar as técnicas e metodologias empregadas em trabalhos guiados por dados, sem abrir mão de debater os desafios desse novo ecossistema de dados.

Por isso, a programação da Coda-BR traz workshops com treinadores especializados em habilidades e ferramentas de pesquisa e jornalismo guiado por dados, além de rodas de debate com cientistas e ativistas nacionais e internacionais sobre temas como acesso à informação e privacidade na era do big data. Para mais informações, acesse o site da conferência.

A I Conferência de Jornalismo de Dados será no dia 21 de maio (sábado), das 8h30 às 18h30, no NIC.Br (Avenida das Nações Unidas – Brooklin Paulista, São Paulo – SP) e contará com um público máximo de 120 inscritos. As atividades são gratuitas e os interessados poderão se inscrever por meio do formulário deste link até o dia 18 de maio.