As inscrições para a 7ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br 2022) estão abertas. Voltado para jornalistas e organizações da sociedade civil, o evento vai ser realizado de forma híbrida: online de 31/10 a 3/11 e presencial nos dias 5 e 6/11 na ESPM em São Paulo. Clique aqui para se inscrever.

A maior conferência de jornalismo de dados da América Latina vai abordar temas como geração cidadã de dados, transparência de dados públicos, questões relacionadas à tecnologia e privacidade, e a celebração dos 50 anos do jornalismo de precisão.

O evento conta com workshops sobre técnicas de cobertura de orçamentos municipais; direitos no acesso aos dados públicos; investigação de dados territoriais e fundiários e até informações sobre anúncios em redes sociais. A programação oferece ainda dois bootcamps (treinamentos intensivos) de introdução às linguagens Python e R.

Nomes como Valmir Storti (GE), Clara Velasco (G1), Daniele de Jesus (UFBA), Eric Terena (Mídia India), Giulio Carvalho (Open Knowledge Brasil), Laís Martins (Núcleo Jornalismo), Carolina Moreno (TV Globo), Clara Sacco (data_labe), Marcelo Soares (Lagom Data), Fernando Barbalho (Tesouro Nacional), Maria Vitória Ramos (Fiquem Sabendo) e Juan Torres (IDP) – entre outros –  já estão confirmados. Clique aqui para acessar a programação.

Homenagem a Philip Meyer

Encontrar o lead nos dados, não publicados nos releases e tampouco nas declarações políticas. É esse o trabalho do jornalismo de precisão, que completa, em 2023, meio século de existência. Para comemorar a data, o Coda. Br vai promover uma homenagem ao criador do conceito, o jornalista norte-americano Philip Meyer. A sessão “Meio século do jornalismo de precisão” vai ser realizada no sábado (5) com a participação da filha de Philip, a professora de arquitetura Melissa Meyer, o jornalista da Lagom Data Marcelo Soares; e convidados. Além da mesa que vai abordar a vida e obra do jornalista, participantes também vão conferir uma exposição, com fotos, documentos e livros escritos pelo autor.

Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

O Coda também será palco da cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Em sua quarta edição, a premiação reconhece os melhores trabalhos na área, em quatro diferentes categorias: visualização, investigação, inovação e experimentação, e dados abertos. O prêmio é uma iniciativa da Escola de Dados, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Transparência Brasil. A premiação ocorrerá no encerramento do evento em 6 de novembro.

Confira o preço dos ingressos e garanta o seu lugar no Coda.Br 2022

Como nos anos anteriores, os painéis, keynotes e o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados serão gratuitos e abertos ao público. A transmissão será no canal da Escola de Dados no YouTube.

As oficinas e bootcamps online, por sua vez, serão atividades fechadas para aqueles que escolherem qualquer uma das modalidades de pagamento e para os participantes do programa de membresia da Escola de Dados. Os links para participar destas atividades, via Zoom, estarão disponíveis na página de cada atração. Após a realização das sessões, as gravações também ficarão disponíveis em suas respectivas páginas para quem adquiriu uma das modalidades de ingresso: online (R$ 50) e presencial (R$250). Clique aqui para se inscrever.

Os workshops presenciais estarão disponíveis apenas para quem optar pelo ingresso completo, que custa R$ 250. Estudantes têm direito à meia-entrada mediante comprovação com documento da instituição de ensino. Os participantes do programa de membresia têm um desconto de 20%, pagando R$ 200 pelo ingresso. O desconto não é cumulativo para estudantes e membros. As transmissões destas atividades também estarão disponíveis para aqueles que comprarem o ingresso online e para os participantes do grupo de membresia.

Serão oferecidas ainda 250 bolsas: 100 para atividades online e 150 para presenciais. As vagas serão definidas de acordo com critérios de representatividade de gênero, raça e região. Na próxima quinta-feira (13), publicaremos no site e em nossas redes sociais mais informações sobre como concorrer às bolsas.

Organizado pela Escola de Dados da Open Knowledge Brasil, e desenvolvido com a Google News Initiative, o evento é pioneiro ao integrar jornalistas e cientistas sociais sob a perspectiva das boas práticas no trabalho com dados. Clique aqui para conferir a programação, workshops e tutoriais da edição anterior.